Home / Empresas / IVDP e Nova IMS apresentam projeto IVDP+
IVDP+
(Foto: Pexels)

IVDP e Nova IMS apresentam projeto IVDP+

O novo projeto IVDP+, desenvolvido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e pela NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, pretende que a inteligência artificial e a ciência de dados apoiem os processos de planeamento e gestão na viticultura.

O projeto IVDP+, que conta com um orçamento global de 300 mil euros e vai ser financiado pelo Portugal 2020, ao abrigo do programa SAMA IA, tem como objetivo “as otimizações de processos com impacto, nomeadamente, nos custos de produção ou na identificação das melhores rotas e destinos dos vinhos do Douro e do Porto”, explicam, em comunicado.

Através deste projeto, que assenta num modelo de análise descritiva, preditiva e prescritiva, os viticultores vão ter várias possibilidades: vai ser possível realizarem estimativas de produção e preverem os respetivos custos, identificarem os trânsitos de vinhos mais favoráveis, podendo sugerir potenciais mercados mediante as características do vinho. O projeto vai ainda permitir o rastreamento fidedigno de toda a produção, desde a uva até à garrafa, garantindo assim a fiabilidade do produto final.

“O IVDP Data + dar-nos-á a capacidade de conhecer e antecipar a produção e o mercado, nacional e internacional, de uma forma analítica, extraindo valor dos dados já existentes no IVPD, enriquecidos com outras fontes de dados.”, explicou Miguel de Castro Neto.

Para Gilberto Igrejas, Presidente do IVDP, “O projeto IVDP Data + cria um novo paradigma de planeamento e gestão de toda a cadeia de valor do vinho do Douro e Porto, lançando as bases para que as políticas públicas que prosseguimos assentem em dados, quer no momento da sua construção, quer na sua monitorização e avaliação”.

O Presidente do IVDP acrescentou ainda: “Criamos assim as bases para que as dimensões económica, social e ambiental sejam integradas numa abordagem holística capaz de tirar partido das atuais capacidades analíticas ao nosso dispor numa aposta que denominamos de Winalytics – a ciência dos dados ao serviço da viticultura do Douro e Porto.”
 
Também Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, afirmou: “É propósito da Agência para a Modernização Administrativa concretizar as linhas estratégicas e políticas gerais relacionadas com a administração eletrónica, a simplificação administrativa e a distribuição de serviços públicos, incluindo a interoperabilidade na administração pública. É nesse sentido que projetos como IVDP Data+ se enquadram e perspetivam uma administração mais competitiva e mais próxima das empresas e dos cidadãos”.