Home / Empresas / Lançado kit de boas práticas de diversidade e inclusão para organizações
Kit de boas práticas da diversidade pme magazine
Empresas podem adquirir o kit em verão digital ou suporte físico (Foto: Divulgação)

Lançado kit de boas práticas de diversidade e inclusão para organizações

A Carta Portuguesa para a Diversidade lançou um kit de boas práticas de diversidade e inclusão para organizações que queiram implementar boas práticas dentro da sua estrutura.

A Caixa de Ferramentas para a Diversidade disponibiliza “um conjunto de materiais para que as organizações possam refletir, avaliar, construir, desenvolver e consolidar ações no âmbito das suas políticas de promoção da diversidade e inclusão”, refere a organização em comunicado.

“Este kit é composto por brochuras com os passos para a implementação da Carta Portuguesa para a Diversidade nas organizações, com exemplos concretos de práticas e de como as realizar em cinco momentos chave: conhecer, planear, mobilizar e liderar, implementar e celebrar”, acrescenta o documento.

O kit contém uma listagem de indicadores que ajuda a aferir questões de diversidade e inclusão dentro das organizações, bem como 11 dinâmicas de grupo que podem ser desenvolvidas entre chefias e colaboradores.

A Caixa de Ferramentas está à venda para as oreganizações, que podem adquirir a versão em PDF (20€) ou em suporte físico (175€), este último modelo contendo já os materiais necessários para a realização das dinâmicas de grupo.

A Caixa de Ferramentas pode ser encomendada online através de formulário, revertendo o valor a favor das iniciativas da Carta Portuguesa da Diversidade.

A Carta para a Diversidade é uma iniciativa da Comissão Europeia, adaptada a cada país de forma voluntária para promover políticas e práticas internas de promoção da diversidade nas organizações. Em Portugal, foi lançada em maio de 2016, contando atualmente com 213 organizações signatárias.

A sua comissão executiva é composta pelo Alto Comissariado para as Migrações, Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e Fundação Aga Khan Portugal.