Home / Empresas / Maioria das PME espera mais faturação do exterior em 2017
exterior pme magazine

Maioria das PME espera mais faturação do exterior em 2017

Um estudo da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa concluiu que mais de metade das pequenas e médias empresas (PME) portuguesas prevê aumentar a faturação gerada pela atividade internacional em 2017.

 

Segundo os resultados do estudo “Um olhar sobre a internacionalização das PME”, feito em colaboração com o E-Monitor, 63% das 873 empresas inquiridas consideram que “o volume de negócios gerado pela atividade internacional vai crescer este ano”.

Além disso, 49% das empresas vão aumentar o investimento na internacionalização, enquanto 34% vão apenas manter o nível de investimento.

Do total de empresas inquiridas, 80% referem que já se internacionalizaram, com Lisboa à cabeça (42,7%), seguindo-se o Centro (20,3%), Porto (13,6%), Setúbal, Alentejo e Algarve (12,9%), o Norte (9,9%), a Madeira (0,3%) e os Açores (0,2%).

No que respeita à distribuição por setores, 30% das empresas internacionalizadas são industriais (10% das quais da indústria agroalimentar e 5% da indústria do vestuário e calçado), outros 30% são empresas de serviços, 15% são do comércio a retalho e 25% são dos setores dos Transportes, Alojamento e Serviços de “Porta Aberta”.

Quanto às razões para a internacionalização, 42% referem que o fazem para crescer em complemento com a sua atividade em Portugal, outros 33% fizeram-no num contexto de saturação ou declínio do mercado nacional. Apenas um quarto dos inquiridos (24%) refere que se internacionalizou para compensar a quebra da faturação no mercado português.

A Europa domina os locais de internacionalização (83%), seguindo-se o continente africano (58%), América (40%) e Ásia, Médio Oriente e outras regiões (29%).

Espanha é o país que abraça mais PME portuguesas (51%), seguindo-se Angola (43%), França (41%) e Reino Unido (30%).