Home / Empresas / Mário Centeno sai e João Leão sucede nas Finanças
mário centeno eurogrupo pme magazine
Mário Centeno (Foto: Conselho Europeu)

Mário Centeno sai e João Leão sucede nas Finanças

Mário Centeno deixa de ser ministro das Finanças, cargo que passará a ser ocupado por João Leão, atual secretário de Estado do Orçamento.

A exoneração de Centeno foi confirmada pela Presidência da República, que refere ter aceitado as propostas enviadas previamente pelo primeiro-ministro.

“O Presidente da República recebeu do Primeiro-Ministro as propostas de exoneração, a seu pedido, do Ministro de Estado e das Finanças, Professor Doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do Professor Doutor João Leão. O Presidente da República aceitou as propostas, realizando-se a cerimónia da posse no dia 15 de junho, às 10 horas”, lê-se no site da Presidência da República.

Segundo avança a edição online do Dinheiro Vivo, Mário Centeno deverá ser o próximo governador do Banco de Portugal.

João Leão é doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA, licenciado em Economia e mestre em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, tendo inclusive sido professor de Economia no ISCTE.

Foi secretário de Estado da Indústria e Desenvolvimento entre 2009 e 2010 e ainda diretor do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia entre 2010 e 2014.

Foi membro do Conselho Económico e Social entre 2010 e 2014 e do Conselho Superior de Estatística entre 2010 e 2014. Integrou, ainda, delegação portuguesa no Comité de Política Económica da OCDE em 2010 e 2012.