Home / MERCADO / Economia / Mercado de veículos usados recuperou em março
Economia
Procura é maior por carros abaixo dos 10 mil euros (Foto: Unsplash)

Mercado de veículos usados recuperou em março

Por: Maria Carvalhosa

O mercado de veículos usados recuperou em março, com valores ligeiramente acima do pré-pandemia em 2019 (+0,7%), segundo o Barómetro do Mercado Automóvel, apresentado pelo Standvirtual em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

Assim, a transferência de propriedade de ligeiros de passageiros teve um crescimento de 0,7% em março de 2022, face ao mesmo mês de 2019, o que representa sinais de aproximação e recuperação do mercado face ao pré-pandemia. Existe ainda um crescimento de 2%, em comparação com o período homólogo de 2021.

“No que diz respeito aos usados, a lei da oferta e da procura tem equilibrado a balança. Nos novos, neste momento, deparamo-nos com uma realidade diferente. Atualmente estamos a vender carros com previsões de entrega de vários meses e não sabemos como vai estar o mundo nesse momento. A questão é como se vai tratar estes temas no futuro, do ponto de vista comercial, logístico ou jurídico. É um tema que está a ser tratado pelas marcas. A escassez de produto está a influenciar os stocks, mas mantemos a dinâmica”, afirma Francisco Barros Leite, administrador comercial da Emac Ocasião.

O preço médio praticado pelos vendedores profissionais continua a subir progressivamente, sobretudo desde junho de 2021, fixando-se nos de 21.800 euros em abril. Esta subida representa, assim, um aumento de 16% face a abril de 2021, quando o preço médio rondava os 18.750 euros.