Home / Empresas / Metodologia de melhoria contínua chega à saúde
Lean Health
Rui Cortes, fundador da Lean Health (Foto: Lean Health)

Metodologia de melhoria contínua chega à saúde

Por: Mafalda Marques e Ana Rita Justo

Reforçar o espírito de melhoria contínua no setor da saúde foi o que levou Rui Cortes a fundar a Lean Health. Hoje, esta consultora apoia hospitais e outras instituições do setor a melhorarem procedimentos e a abraçarem o erro como parte do processo de aprendizagem.

Otimizar processos e tornar as equipas mais eficazes é o que faz do método “Lean” popular entre as organizações. Trazer esta filosofia para a área da saúde foi o que levou Rui Cortes a fundar a Lean Health em 2013, hoje já com mais de 30 projetos de sucesso na área. Passados mais de 16 anos de trabalho na indústria farmacêutica, Rui Cortes foi ganhando interesse em descobrir mais sobre a gestão de saúde e sobre modelos de eficiência.

Em 2013 fundou, então, a empresa e, em 2015, obteve a certificação em “Advanced Lean Training” do Virginia Mason Institute, em Seattle (Estados Unidos da América), que lhe permitiu começar a aplicar a metodologia “Lean” na área da saúde. Assim nasce o primeiro projeto em solo português, no Hospital Distrital da Figueira da Foz, para a otimização do bloco operatório daquela unidade.

“Foram introduzidas melhorias relacionadas com o tempo de espera do primeiro doente da manhã, em que passaram a vir para o bloco operatório depois das 8h00, em vez de virem antes das 8h00. As salas do primeiro doente da manhã passaram a ser preparadas pela equipa de urgência. Foram retirados equipamentos não necessários e os que ficaram foram arrumados de forma mais funcional, redefinindo os stocks e os níveis de reposição”, explica o responsável.

 

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.