Home / Empresas / Ministro das Infraestruturas e da Habitação apresenta demissão
Pedro Nuno Santos
Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação (Foto: site gov.pt)

Ministro das Infraestruturas e da Habitação apresenta demissão

Por: Marta Godinho

Foi na noite passada, 28 de dezembro, que Pedro Santos apresentou a demissão ao primeiro-ministro, António Costa, após sequência da polémica à volta da TAP e da atual ex-secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis. O primeiro-ministro já aceitou e formalizou o pedido de Pedro Santos.

“Face à perceção pública e ao sentimento coletivo gerados em torno deste caso, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, entende, neste contexto, assumir a responsabilidade política e apresentou a sua demissão ao primeiro-ministro”, lê-se em comunicado do gabinete do governante.

Para além de Pedro Santos, também Hugo Santos Mendes, secretário de Estado das Infraestruturas se demitiu. “No seguimento das explicações dadas pela TAP, que levaram o ministro das Infraestruturas e da Habitação e o ministro das Finanças a enviar o processo à consideração da CMVM e da IGF, o secretário de Estado das Infraestruturas [Hugo Santos Mendes] entendeu, face às circunstâncias, apresentar a sua demissão”, pode ler-se em comunicado.

Apesar da confirmação de António Costa, este expressou publicamente o seu “agradecimento pela dedicação e empenho” com que o ministro das Infraestruturas e da Habitação “exerceu funções governativas ao longo destes sete anos, quer nas áreas da sua direta responsabilidade, quer na definição da orientação política geral do Governo”.

“O seu contributo decisivo para a criação de condições de estabilidade política enquanto Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e a energia com que assumiu as suas atuais funções, nomeadamente nas políticas ferroviária e da habitação”, sublinhando “do ponto de vista pessoal”, a “camaradagem destes anos de trabalho em conjunto”, destaca ainda António Costa.