Home / MERCADO / Economia / Moçambique com receitas superiores a três milhões de euros
Governo de Moçambique divulgou hoje que arrecadou uma receita de 285 milhões de meticais

Moçambique com receitas superiores a três milhões de euros

O Governo de Moçambique divulgou que arrecadou uma receita de 285 milhões de meticais, equivalente a 3,4 milhões de euros no primeiro semestre de 2016 e espera atingir 371 milhões de meticais, 4,4 milhões de euros até ao final do ano.

Adriano Maleiane, ministro da Economia e Finanças, afirmou, em discurso na sessão de abertura no 21.º Conselho Consultivo do Instituto de Gestão das Participações do Estado (Igepe), que do valor total, 277 milhões de meticais (3,3 milhões de euros) provém de dividendos e oito milhões (95 mil euros) de alienações.

O governante acrescentou ainda que o processo de restruturação irá desenvolver a economia moçambicana, a partir de parcerias público-privadas. O ministro da Economia e Finanças declarou ainda que o país conta com 13 empresas públicas e duas estatais, além de 109 participadas pelo Estado, das quais 45 são viáveis e 64 estão em processo de alienação, liquidação e dissolução.

Em 2015, segundo os dados avançados pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), o setor empresarial do Estado arrecadou uma receita de 688 milhões de meticais (8,4 milhões de euros), sendo que 499 milhões (5,9 milhões de euros) foram dividendos e 88 milhões (um milhão de euros) foram alienações de participações.