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João Andrade d’Barros, CEO da Partilha Fundamental (Divulgação)

Mudança de paradigma nos grandes eventos: como reconquistar a confiança do público?

Por: João Andrade d’Barros, CEO da Partilha Fundamental

A pandemia veio afetar o setor dos eventos, mas ao mesmo tempo, veio abrir novos caminhos. Quando se fala em mudança, falamos de um processo pelo qual o futuro invade as incertezas das pessoas, sendo as empresas de grandes eventos um bom exemplo de como a pandemia tanto dificultou, como abriu, novos caminhos.

Antes de 2020, as pessoas participavam nos eventos de forma inconsciente, o que podia levar a processos de tomada de decisão consumistas. Hoje, toda a estratégia de organizar e planear eventos, bem como a conquista dos potenciais clientes, sofreu alterações. O maior receio no que diz respeito a eventos de massas está sobretudo ligado a questões de segurança.

Voltar a conquistar a confiança das pessoas é muito desafiante atualmente. Não é fácil juntar multidões em grandes ambientes festivos, seja em encontros desportivos, como comícios políticos, concertos de música ou seminários de empresas. Grande parte da atenção vai estar virada para as questões de segurança e medidas de prevenção. E por isso mesmo, há que mostrar e salientar todos os cuidados na implementação do mesmo, os corretos distanciamentos, a preocupação da organização, a higienização, assim como o conforto dos participantes. Apenas desta forma o cliente pode sentir segurança, usufruir das mais-valias que o encontro proporciona e naturalmente, regressar!   

Hoje, toda a estratégia de organizar e planear eventos, bem como a conquista dos potenciais clientes, sofreu alterações. O maior receio no que diz respeito a eventos de massas está sobretudo ligado a questões de segurança.

Organizar um evento é sempre um desafio e, com a chegada da pandemia, tivemos que definir uma logística eficiente, para responder a todas as dúvidas. Tem sido necessário criar uma carteira de respostas, de modo a evitar situações do passado como imprevistos. Atualmente, os objetivos não podem falhar e devem estar bem definidos e traçados, com detalhes práticos e uma visão bem clara. Esta mudança radical, obriga-nos a ter uma escolha adequada para cada espaço. Os fáceis acessos e a redução de concentração de pessoas, são aspetos fundamentais na realização de qualquer evento, no paradigma atual. A equipa de trabalho deve ser bem constituída, com um planeamento pensado ao detalhe e cada colaborador ciente das suas responsabilidades, para que se possa dar resposta a todas as demandas, pensando sempre na saúde dos envolvidos.

Qual deve ser o caminho a seguir a partir de agora? Primeiramente, a concretização de qualquer evento implica não manter datas comemorativas muito próximas ao acontecimento, deve-se saber escolher estrategicamente uma data, para que a comunicação do encontro alcance o maior impacto possível e, consequentemente, o retorno esperado. Tendo estas noções básicas em mente, o caminho da mudança na organização dos eventos, passa por apostar sempre nas novas tecnologias. Este recurso pode ser utilizado através de um aplicativo exclusivo para cada evento, criando bilhetes online, QR codes, expositores digitais, entre outras sinergias.

Criar um bom cronograma do evento também vai ajudar no planeamento e garantir o seu normal funcionamento. Todos os participantes devem estar registados e seguros e, todos os argumentos devem transmitir comodidade e confiança. Por essa razão, uma das grandes e principais mudanças no setor dos eventos, passa pela comunicação e o modo como é aplicada e dirigida, o que implica um grande investimento em marketing.

Nesta linha de pensamento devem-se definir pontos essenciais para um futuro de mudança que sejam favoráveis ao crescimento das massas nos eventos e ajudem na decisão da compra de ingressos, tais como; a aplicação de marketing de relevância, investir em experiências que criem sentimento e reforcem relações, criar conteúdos e um storytelling dentro de cada momento, oferecendo benefícios para quem investe no encontro.

As marcas e empresas devem apontar todos os seus esforços na segurança como garantia de qualidade. Os eventos devem, além de gerar resultados, reforçar o compromisso da relação entre a entidade organizadora e a transformação social, que será a nova realidade para os eventos do futuro.