Home / Sociedade / NOVA SBE com curso gratuito de Inteligência Artificial
NOVA SBE Inteligência Artificial
Curso terá a dimensão de 30 ou 60 horas, sendo realizado inteiramente online (Foto: Pexels)

NOVA SBE com curso gratuito de Inteligência Artificial

A NOVA SBE acaba de lançar um curso gratuito de Inteligência Artificial, em Portugal, de forma a apoiar a democratização dos conhecimentos relativos à tecnologia e ao seu impacto. O curso foi criado pela Universidade de Helsínquia e pela Reaktor e está presente em mais de 170 países de todo o mundo.

Elements of AI, um programa criado pela Universidade de Helsínquia e pela tecnológica Reaktor, chega a Portugal através de uma parceria com a NOVA SBE, com o objetivo de desmistificar a Inteligência Artificial e oferecer ferramentas que permitam a participação das pessoas num futuro tecnológico.

O curso é totalmente gratuito e surge num contexto de extrema importância da Inteligência Artificial para o quotidiano profissional, sendo fundamental fomentar, de forma democrática, o conhecimento nesta área.

Elements of AI terá uma duração total de entre 30 a 60 horas, consoante os conhecimentos base e as leituras adicionais de cada um dos participantes, dividindo-se em seis módulos que incluem exercícios interativos. O curso será em língua portuguesa e é certificado através de uma plataforma online disponibilizada pela NOVA SBE em parceria com a Universidade de Helsínquia e com a Reaktor.

Para este curso não são necessários conhecimentos de programação ou competências matemáticas complexas, uma vez que é destinado a qualquer pessoa interessada em obter conhecimentos na área da Inteligência Artificial. Focado na aplicabilidade destes conhecimentos, a formação irá capacitar os participantes de uma compreensão e habilidades que são fundamentais nos dias que correm.

Acreditando na essência de desmitificação desta área oferecida pelo curso, Patrícia Xufre, professora da Nova SBE, afirma que a parceria irá permitir que o conhecimento chegue facilmente às pessoas, o que, tendo em conta a realização online do curso, irá permitir que as pessoas possam realizá-lo “ao seu próprio ritmo e em qualquer lugar”.

De referir que o curso já está presente em cerca de 170 países em todo o mundo, contando com mais de 630 mil formandos de todos os grupos demográficos, com idades compreendidas entre os 24 e os 75 anos.