Home / Internacional / MUNDO / Nova SBE lança plataforma “WiTH Africa”
WiTH Africa
Filipe Silva, vice-presidente do Turismo de Portugal (Foto: Divulgação)

Nova SBE lança plataforma “WiTH Africa”

Por: João Monteiro

A plataforma WiTH Africa, criada pela Nova SBE, através do Westmont Institute for Tourism and Hospitality e do Data Science Knowledge Center, foi lançada no passado dia 31 de março, com o objetivo de promover uma comunidade de conhecimento que permita apoiar o planeamento e a tomada de decisão no domínio do turismo em África.

Com a missão de promover a dinâmica do turismo em África e apoiar o desenvolvimento sustentável desta indústria, a plataforma “WiTH Africa” permite desenvolver ferramentas para avaliar a evolução do setor turístico em África, divulgar o conhecimento para que este possa ser utilizado para aconselhar as políticas e estratégias empresariais e dinamizar um espaço de colaboração ativa entre organizações.

O lançamento oficial da plataforma de dados e de conhecimento WiTH Africa decorreu no dia 31 de março, no Westmont Hospitality Hall, no campus da Nova School of Business and Economics, em Carcavelos, numa sessão que contou com a presença de representantes da Organização Mundial do Turismo e de diversos representantes das estruturas diplomáticas africanas, para além de empresários portugueses com presença no continente. Daniel Traça, reitor da Nova SBE, Majid Mangalji, diretor do Westmond Hospitality Group, Filipe Silva, vice-presidente do Turismo de Portugal e Alice Caetano, responsável de conteúdos da plataforma “WiTH Africa” estiveram igualmente presentes no evento.

“A plataforma WiTH Africa constitui mais um importante marco da parceria com o Westmont Hospitality Group, enquanto contributo para que o turismo possa ser um setor fundamental para o desenvolvimento económico em África”, declarou Daniel Traça.

Para Majid Mangalji, “um dos pilares para a criação desta iniciativa foi especificamente para apoiar o desenvolvimento do turismo e da hospitalidade em África. (…) é um continente com um potencial de crescimento enorme com muitos países que possuem quantidades abundantes de recursos naturais e de terrenos agrícolas. O que estes países partilham é um potencial para desenvolverem a hospitalidade e o turismo no continente”, acrescentou ainda o diretor do Westmond Hospitality Group.

“O nosso objetivo para continuar a visão estratégica sobre o turismo em África é continuar a investir, posicionarmo-nos como um centro de dados para trazer mais fontes e informação para providenciar soluções mais robustas de forma a apoiar a tomada de decisões das instituições”, afirmou Filipe Silva, vice-presidente do Turismo de Portugal.

“Dentro do setor do turismo, é muito importante mencionar que temos vindo a enfrentar diversas crises, ainda a sofrer com o impacto da crise pandémica, vivemos diariamente com muitas incertezas e que por sua vez, traz muita instabilidade à gestão de negócios”, concluiu.

Já Alice Caetano, responsável de conteúdos da plataforma “WiTH Africa”, lembrou a visão estratégica para a plataforma: “Está na nossa visão estratégica para a plataforma poder desenvolver programas educativos para os gestores da área do turismo. A ideia é que a plataforma possa ter uma diversidade de formatos, sessões informativas e educativas para trabalhar no objetivo de “capacity building” para os stakeholders. Vamos poder oferecer seminários, conferências e realmente estruturar programas que tenham business analytics como ferramenta para atuação na área do turismo”.

Destinada aos decisores da área do turismo nos setores público e privado, a plataforma irá funcionar como um centro de fontes de dados relevantes para o desenvolvimento turístico em África, centralizando, num único espaço, informação relevante neste domínio