Home / MERCADO / Economia / Número de desempregados inscritos no IEFP diminui em novembro
desemprego
Diminuição de um ponto percentual em relação a fevereiro de 2021 (Foto: Arquivo)

Número de desempregados inscritos no IEFP diminui em novembro

O número de pessoas inscritas no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) diminuiu 1,3% em novembro, passando para 398.287 indivíduos inscritos. Este é o segundo mês consecutivo em que o número de desempregados desce.

Nos dados revelados esta quinta-feira, o IEFP destaca que o número de inscritos nos centros de emprego subiu mais de 30% em comparação com novembro de 2019, apesar de o total de desempregados ter diminuído.

 “No fim do mês de novembro de 2020, estavam registados nos serviços de emprego do continente e das regiões autónomas 398.287 indivíduos desempregados. O total de desempregados registados no país foi superior ao verificado no mesmo mês de 2019 (+92.326; +30,2%) e inferior face ao mês anterior (-5.267; -1,3%)“, relata o IEFP.

Logo em março deste ano, mês coincidente com o início da pandemia em Portugal, o número de desempregados inscritos no centro de emprego aumentou 9,8% face ao mês anterior. Só em outubro se começou a verificar uma diminuição dos valores, tendência que se manteve também em novembro.

A nível regional, foram os Açores que se apresentaram como a única zona do país onde o desemprego diminuiu desde março (-0,5%). Por outro lado, é o Algarve que se destaca com um aumento acentuado do número de desempregados inscritos no IEFP (+67,6% face a 2019).