Home / Tecnologia / O perigo em cada byte
cibersegurança para empresas
Ataques informáticos reportados em Portugal nos últimos 12 meses mostram o elevado grau de vulnerabilidade

O perigo em cada byte

Por: Ana Rita Justo

Das grandes empresas de media, de telecomunicações, aos hospitais e até ao negócio mais pequeno, os ataques informáticos reportados em Portugal nos últimos 12 meses mostram o elevado grau de vulnerabilidade a que as organizações estão sujeitas em matéria de cibersegurança. A PME Magazine falou com alguns especialistas, que listaram os maiores riscos a que as empresas estão sujeitas no mundo digital e qual a forma mais eficaz de os mitigar.

Veja o que diz Isabel Baptista, consultora coordenadora do departamento de Desenvolvimento e Inovação do Centro Nacional de Cibersegurança: “A existência de um mundo cada vez mais digital resulta de uma escolha que as sociedades e as organizações têm feito e de uma tendência tecno-lógica aparente-mente irresistível. Independentemente das virtudes desta escolha e da tendência tecnológica em causa – virtudes evidentes na maioria dos domínios – esta escolha e esta tendência têm consequências na segurança dos indi-víduos e das organizações. Os ataques mais frequentes são o phishing e o smishing, bem como outras técnicas de engenharia social, como o vishing e a sextortion. No entanto, o ransomware tem mais impacto, mesmo que não redunde em pedido de resgate e apenas em destruição dos dados, numa lógica de sabotagem. O comprometimento de conta, muitas vezes consequência do phishing, também é importante e pode ter consequências graves. Neste sentido, promover a digitalização das empresas esquecendo a cibersegurança é equivocar as pessoas e as organizações. O potencial que o digital oferece às empresas é uma precipitação descontrolada numa arena de ameaças caso os cuidados de cibersegurança não acompanhem essa dinâmica”.

 

Para ler o artigo na íntegra, com a opinião de Pedro Jorge Viana de Bragança, head of Presales Ibéria na Kaspersky; Theresa Payton, ex-CIO da Casa Branca; Manuel Dias, NTO da Microsoft Portugal; Rui Duro, country manager da Check Point Software Techno-logies em Portugal; Marco Santos, diretor-geral da Fin-Prisma e CIO da EAD – Empresa de Arquivo de Documentação e Francisco Caselli, chief operations offi-cer da PHC Software, assine a PME Magazine em papel ou subscreva a edição digital aqui.