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Luis Marques, Managing Director DB Schenker Portugal

“Os nossos clientes e as suas necessidades estão no centro das nossas decisões” – Luís Marques

Luís Marques é o managing director DB Schenker Portugal, empresa que  detém a maior e mais densa rede de terminais na Europa. Luís Marques, em entrevista à PME Magazine, esclareceu sobre questões empresariais, económicas e ainda o investimento de seis milhões, da empresa alemã, em Portugal. 

 

PME Magazine – DB Schenker é o maior fornecedor de logística global. Como é que foi trilhar um percurso tão notável que vos levou à liderança no transporte terrestre europeu?

Luís Marques- A DB Schenker tem a maior e mais densa rede de terminais na Europa. São mais de 700 locais que nos permitem estar muito próximo dos nossos clientes independentemente se estes estão em Faro ou em Tampere na Finlândia. É esta rede que nos permite ter, ao mesmo tempo, transportes porta-a-porta com tempos muitos curtos mas também poder fazê-lo a um custo muito competitivo. Mas a DB Schenker não baseia a sua oferta apenas na densidade da sua rede Europeia. Acima de tudo importa-nos perceber quais são as necessidades dos nossos clientes porque é em função destas que agimos. Por exemplo, nos últimos 2 anos criamos os serviços Premium 10/13 dando resposta aos clientes que privilegiavam acima de tudo a fiabilidade e o cumprimento dos tempos de trânsito. Temos investido também bastante na digitalização da forma como interagimos com os nossos clientes e, já este ano, lançamos o Connect4Land uma plataforma de disponibilização de preços e contratação de serviços totalmente digital.

PME Mag – Como é que surgiu a ideia ou necessidade de criar a Connect 4 Land?

L.M. – Temos consciência de que existem clientes que, por simples preferência ou por terem uma estrutura minimalista, preferem os canais digitais para obtenção de preços de transporte e para a sua contratualização. E sabemos também que a DB Schenker é hoje reconhecida como um parceiro privilegiado pelas PMEs que, pela sua dimensão mais reduzida, precisam de ferramentas de gestão da sua cadeia logística mais leves e ágeis. Foi do reconhecimento dessa necessidade que nasceu a plataforma Connect4Land onde os clientes podem consultar preços para qualquer transporte ou opção e também contratualiza-lo com total conforto e autonomia. Mas não ficamos por aqui uma vez que nos próximos meses prevemos lançar as plataformas Connect4Ocean e Connect4Air para os serviços de transporte Marítimo e Aéreo respetivamente.

PME Mag – Sendo uma empresa alemã, porquê um investimento de seis milhões em Portugal? 1 milhão no centro e cerca de cinco no Porto e em Lisboa?

L.M. – A DB Schenker é efetivamente uma empresa com capital 100% Alemão e 100% publico uma vez que pertence à DB que é uma empresa publica Alemã. E este ultimo facto acaba por mostrar o quanto a Alemanha confia em Portugal e nos Portugueses. Há 5 anos investimos cerca de 10 milhões de euros no Centro Logístico de Vila do Conde e preparamo-nos agora para investir nos próximos dois anos na zona centro e em Lisboa. Estes investimentos tornam-se necessários para dar resposta ao plano estratégico da DB Schenker que está muito centralizado nos serviços às PMEs que, tradicionalmente, não só requerem transportes e operações logísticas de menor dimensão mas também que exigem uma maior proximidade dos seus parceiros. E a DB Schenker quer estar muito próxima dos seus clientes.

PME Mag – Quais são os planos específicos para Portugal?

L.M. – Portugal está focado em crescer e dimensionar-se para assegurar uma maior fatia de mercado nas PMEs. A DB Schenker tem um vasto numero de clientes grandes até porque é dos poucos operadores que consegue responder à grande complexidade de requisitos deste tipo de parceiros mas temos consciência que Portugal não é a Alemanha nem França e por isso estamos essencialmente focados em conseguir acrescentar valor às PME. Isto implica maior proximidade física entre os nossos terminais logísticos e os nossos clientes. Significa igualmente transportes de pequenas remessas tão rápidos e seguros como se de camiões completos se tratassem. Por fim, significa igualmente processos simples, com serviços e opções igualmente fáceis de entender. Estas necessidades das PMEs estão no centro dos nossos planos e, por isso, o investimento já mencionado em infraestruturas e plataformas digitais. Adicionalmente estamos também a preparar o lançamento de novas linhas diárias com a Alemanha e Espanha no inicio de 2020. Este aumento de capacidade permitir-nos-á assegurar resposta face à procura que tem aumento bem como à que esperamos para o futuro.

PME Mag – Qual é o aumento na receita que preveem com este investimento?

L.M. – O investimento que neste momento está previsto será responsável por um aumento anual na ordem dos 5% a 10% das atuais receitas dependendo da tipologia da infraestrutura e do aumento da capacidade (Transporte terrestre ou Logística).

PME Mag – Responder sempre às necessidades do cliente e não ter medo de apostar, arriscar e investir, são os fatores-chave para o sucesso de uma empresa com um valor em receitas tão positivo? E também para a liderança e sucesso da empresa?

L.M. – Como referi, os nossos clientes e as suas necessidades estão no centro das nossas decisões. Numa situação de crescimento de mercado, e apesar de parecer que algumas nuvens se estão a formar no horizonte, é natural que os nossos clientes nos exijam igual crescimento de capacidade. Mais, não responder a este aumento de procura significaria não só ter de dizer que não como teria custos de não qualidade significativos. E a DB Schenker não negoceia na Qualidade do serviço que presta. Por outro lado, temos consciência que temos um papel muito claro no mercado Português: estamos no Top 3 em praticamente todas as áreas de negócio em que atuamos o que nos traz uma responsabilidade adicional. Por isso investimos e criamos soluções para as PMEs porque sabemos que temos e continuaremos a ter responsabilidades de verdadeiros parceiros no seu desenvolvimento e internacionalização.