Quarta-feira, Maio 14, 2025
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NOS domina a quota de mercado na televisão paga

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A NOS é o operador com maior quota de mercado na televisão paga com 43,7%, seguida da MEO, com 39,7%, a Vodafone com 11,7% e a Cabovisão com 4,8% segundo os dados da Anacom.

A Vodafone é a que  regista o maior crescimento no mercado e maior número de assinantes, um registo que vem a aumentar desde 2013.

Segundo os dados da Anacom, o número de assinantes do serviço de televisão paga por subscrição chegou aos 3,6 milhões no final do segundo trimestre de 2016, mais 36 mil (1%) do que no trimestre anterior e mais 160 mil (mais 4,7%) do que no período homólogo.

A Anacom avança ainda que cerca de 18,1% dos lares que dispunham do serviço de TV por subscrição tinham acesso a canais premium, enquanto 77,5% dispunham de mais de 80 canais.

No que diz respeito aos serviços, as gravações automáticas foram o serviço mais usado, seguidas do guia de programação de TV, dos canais em alta definição e das gravações manuais. Além disso, cerca de 3,4% dos clientes tinha subscrito a serviços de streaming on demand como o Netflix, Fox Play e NPlay.

Beauty AI, o concurso de beleza avaliado por inteligência artificial

No inicio do verão, humanos submeteram as suas selfies e cientistas informáticos submeteram os algoritmos naquele que é o primeiro concurso de beleza com inteligência de artificial como júri.

Os seis elementos de inteligência artificial que compõem o painel de júri foram treinados para avaliar rugas, simetria facial, cor de pele e demais parâmetros antes de escolherem os homens e mulheres vencedores em várias categorias desde os 18 aos 69 anos de idade.

Dos participantes pediu-se que enviassem uma foto, através de uma aplicação, sem maquilhagem, pelos faciais ou óculos (exceção apenas aos participantes com mais de 65 anos)

Cerca de 60.000 pessoas participaram e os vencedores já estão escolhidos. Alex Zhavoronkov, CSO da Youth Laboratories e CEO da Insilico Medicine, as duas empresas por detrás do concurso Beauty AI, ficou surpreso com os resultados.

“Encontrei muitos participantes que acho mais interessantes que os robots. Mas parece que temos muita preferência pessoal nas nossas opções humanas, ainda mais na nossa equipa”, partilhou com o site de tecnologia Observer.

O concurso de beleza não foi só por brincadeira, mas sim uma parte de um projeto maior utilizando a inteligência artificial para avaliar a saúde e abrandar o envelhecimento no futuro.

“Tivemos a ideia para o concurso quando tentámos criar algoritmos diferentes para avaliar o estado de saúde dos pacientes através de fotografias, sob a premissa de que quanto mais saudáveis parecemos, mais bonitos somos”, explicou Zhavoronkov.

Entre os participantes 11% eram negros, mas nenhuma pessoa de outra etnia foi a vencedora.

“Tivemos a participação de mais de 100 países e tivemos asiáticos e indianos na final, no entanto, há muitos desafios quando se trabalha com pele mais escura ou luz inconsistente. O controle de qualidade que criamos pode ter excluído muitas imagens nas quais o fundo e a cor da face não facilitaram uma análise mais específica.”

Acrescentou ainda que isto pode levar a uma preferência não intencional no futuro, quando as sociedades dependerem mais da Inteligência Artificial.

Novas companhias aéreas reforçam ligações em Lisboa e Porto

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Este verão, o aeroporto da Portela já recebeu dez novas companhias aéreas, que trouxeram ligações diretas a Lisboa. No Porto, todas as companhias que operavam no aeroporto Francisco Sá Carneiro resolveram aumentar o número de voos e surgiram novas empresas a voar para a cidade pela primeira vez.

Da zona do Mediterrâneo, Lisboa passou a receber a Aegean Airlines, que liga agora a capital portuguesa a Atenas, a espanhola Air Nostrum (Santander-Lisboa) e a brasileira Azul, que iniciou a rota Campinas-Lisboa.

Também chegaram à cidade a inglesa Monarch (Manchester, Gatwick e Birmingham-Lisboa) e a portuguesa Everjets, para uma nova ligação ao Funchal. No segmento charter, Lisboa recebeu ainda a Orbest para Cancun e Punta Cana. A última companhia aérea a estrear-se na Portela foi a Blue Air, companhia da Roménia, que iniciou uma operação para Bucareste.

O Aeroporto Sá Carneiro, por sua vez, recebeu a Wizz Air que inaugurou voos para Varsóvia e a Turkish Airlines que aproximou o Porto de Istambul.

Logo em fevereiro, após a reformulação das rotas da TAP, foram anunciados outros reforços: a Transavia prometeu mais 4000 lugares por semana, a Aigle Azur mais 2000 lugares, a British Airways outros 2500 lugares, a EasyJet mais 10 mil lugares.

A Ryanair, por sua vez, acrescentou 4000 lugares, a Lufthansa 2800 lugares e a Brussels Airlines 600 lugares. A Turkish Airlines juntou à sua operação 2000 assentos e a Vueling outros seis mil lugares. Já a Iberia aumentou em 1200 o número de assentos e, por fim, a companhia aérea checa acordou mais 600 lugares semanais.

Aprenda com Zuckerberg: como atingir o sucesso em três passos

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Na sua passagem pela Universidade LUISS, em Roma, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg apresentou um pequeno seminário onde respondeu a perguntas do público e do livestream do evento através do Facebook.

Entre perguntas sobre educação e acesso à internet, Mark salientou quais são as três qualidades para se alcançar o sucesso empresarial.

Foque-se num problema e não em ser empreendedor

“Se querem criar algo fantástico, há que se focar na mudança que querem fazer no mundo. Para mim, essa é a primeira prioridade”, respondeu o criador da rede social mais usada no mundo.

Zuckerberg acrescentou ainda que se depara com demasiados empreendedores que querem apenas construir empresas, antes de saber o que querem construir de facto, o que em si parece um retrocesso.

Pense na sua equipa

Zuckerberg afirma que ninguém faz nada sozinho: “Precisa de construir a melhor equipa que puder”.

O empresário acredita que o Facebook funciona porque trabalha com um grupo de pessoas que o complementam com qualidades e capacidades que não tem.

“Quando falam sobre mim e sobre o Facebook, deixa-me um pouco irritado porque para mim, é um esforço de equipa”, afirma.

“Temos muitas pessoas a trabalhar no Facebook – milhares – e mesmo no início já tínhamos uma mão cheia de pessoas a trabalhar no conceito.”

“Quando olhamos para as grandes coisas que foram feitas e criadas no mundo, nunca foram feitas só por uma pessoa.”

Seja Persistente

“Nada corre da maneira como prevemos. As pessoas falam de sucesso repentino, mas não é assim que funciona”, salienta Zuckerberg.

Muitos empreendedores e empresários desistem na altura mais difícil, no entanto, Zuckerberg acredita que as melhores coisas acontecem quando as pessoas não desistem e quando acreditam na sua missão.

Veja o vídeo completo do seminário com Mark Zuckerg.

Desemprego estável nos 11,1% em julho

Estimativa rápida do INE confirma estagnação da taxa de desemprego.

 

A estimativa provisória da taxa de desemprego ficou em 11,1% em julho, com um total de 567,3 mil pessoas no desemprego. Já a população empregada foi de 4.558 mil pessoas, mais 0,2% face ao mês de junho.

Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), a população empregada aumentou em todos os grupos, nomeadamente mulheres (0,3%, 7,7 mil), adultos (0,1%, 6,4 mil); jovens (dos 15 a 24 anos, um aumento de 1,2%, 3,3 mil); homens (0,1%, 1,9 mil).

Registou-se, porém, um aumento da população desempregada de mulheres (1,5%, 4,1 mil) e de adultos (0,4%, 2,0 mil) face ao mês anterior.

O INE revelou, ainda, que reviu em baixa a taxa de desempregados de junho de 11,2% para 11,1%, num total de 565,5 mil pessoas, menos 7,3 mil pessoas do que no ano anterior.

UE obriga Apple a pagar 13 mil milhões em impostos

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Comissão Europeia aplica multa recorde à Apple.

 

A Comissão Europeia já se pronunciou sobre os acordos estabelecidos entre a Irlanda e a Apple e deliberou que a gigante tecnológica terá mesmo de pagar os impostos em falta entre o período de 2003 e 2014.

“A Irlanda deve agora recuperar os impostos não pagos na Irlanda pela Apple entre os anos 2003 e 2014 que ascendem até 13 mil milhões de euros, mais juros”, refere a Comissão Europeia em comunicado.

A empresa estabelecera acordos com a Irlanda que lhe permitiam escapar ao pagamento de impostos na Europa.

“Os Estados-membros não podem dar benefícios fiscais a determinadas empresas – isto é ilegal segundo as regras europeias de ajuda às empresas. A investigação da Comissão Europeia concluiu que a Irlanda concedeu benefícios fiscais ilegais à Apple, que permitiram pagar bastantes menos impostos do que outras empresas durante vários anos”, justifica a comissária da Concorrência, Margrethe Vestager.

“Em rigor, este tratamento diferenciado permitiu à Apple pagar uma taxa de impostos sobre as empresas efetiva de 1% sobre os lucros na Europa em 2003, e que desceu para os 0,005% em 2014”, acrescenta.

A comissária adianta que, segundo estas contas, por cada milhão de euros em lucros a empresa terá pago apenas 500 euros de impostos.

A investigação comunitária concluiu que a tecnológica beneficiou de dois acordos, um celebrado em 1991, substituído por um outro em 2007. Os acordos apenas perderam validade em 2015, pelo que durante 24 anos a Apple reduziu “substancialmente e de forma artificial” os impostos pagos na Irlanda.

Confiança dos consumidores cai pelo terceiro mês

Já o clima económico melhorou em agosto, confirma o INE.

 

O indicador de confiança dos consumidores caiu em agosto pelo terceiro mês consecutivo para os -13,3 pontos. Em julho, este indicador estava nos -13 pontos e em junho nos 12,6 pontos.

“A diminuição do indicador de confiança dos consumidores em agosto deveu-se ao contributo negativo das perspetivas relativas à evolução da situação económica do país, da situação financeira do agregado familiar e do desemprego, enquanto as perspetivas relativas à evolução da poupança contribuíram positivamente”, assinala o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já o indicador de clima económico melhorou em agosto para os 1,4 pontos, mais do que os 1,3 pontos de julho e do que os 1,2 pontos registados nos dois meses anteriores.

O INE refere que o aumento foi registado na “indústria transformadora, na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços”.

 

Sentimento económico a cair

Ainda esta terça-feira, a Direção-Geral dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia divulgou que o indicador de sentimento económico voltou a piorar em Portugal no mês de agosto, tratando-se do segundo mês consecutivo de quedas, desta feita dos 106 pontos em julho para os 105,8 pontos em agosto.

Na zona euro, o indicador caiu 1 ponto em agosto para o 105,5, enquanto na União Europeia caiu 0,9 pontos para os 103,8 em relação a julho.

O indicador de sentimento económico mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeias.

Teixeira Duarte com prejuízos de quase 36 milhões

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Construtora Teixeira Duarte voltou aos prejuízos no primeiro semestre de 2016.

 

A construtora Teixeira Duarte apresentou prejuízos de 35,8 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, quando no período homólogo de 2015 tinha registado lucros de 24 milhões de euros.

Entre os fatores que justificam o regresso aos prejuízos estão os efeitos cambiais, com variações negativas em 23,7 milhões de euros, quanto no mesmo período do ano passado se registaram variações positivas de 19,1 milhões de euros.

Por seu turno, os impostos diferidos, por imparidade na participação do BCP, geraram prejuízos de 14,8 milhões de euros.

O volume de negócios também caiu 16% para os 570,1 milhões de euros.

Concorrência aprova gestão conjunta da TAP

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Estado passará a deter 50% da TAP.

 

A Autoridade da Concorrência decidiu que não irá opor-se à operação de controlo conjunto da TAP entre a Parpública e o consórcio Atlantic Gateway.

“Em 25 de Agosto de 2016, o Conselho da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida pela alínea d) do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 125/2014, de 18 de agosto, delibera adotar uma decisão de não oposição à presente operação de concentração, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência, uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados relevantes identificados”, lê-se numa nota publicada no site do regulador.

Desta forma, o Estado poderá, através da Parpública, comprar ações da TAP à Atlantic Gateway, controlada por Humberto Pedrosa (Barraqueiro) e David Neleman (Azul).

Segundo a edição digital do Jornal de Negócios, o Estado passará a deter 50% da companhia aérea, num negócio que ascende aos 1,9 milhões de euros.

Em julho, a autoridade da concorrência do Brasil (CADE) já tinha dado luz verde a esta operação, faltando agora o acordo com bancos financiadores, bem como a concretização da oferta de 5% do capital da TAP a trabalhadores.

PT ganha contrato para a Linha Saúde 24

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Contrato com a Saúde 24 tem a duração de um ano.

 

A PT Empresas ganhou o contrato para a prestação do serviço da Linha Saúde 24, lançado pelo Ministério da Saúde, no valor de 4,9 milhões de euros.

A notícia é avançada, esta terça-feira, pelo Dinheiro Vivo, que cita fonte oficial da empresa. O contrato foi assinado a 1 de maio e tem a duração de um ano.

Até aqui, o serviço era assegurado pela NOS, mas já tinha sido assegurado pela PT em 2013, depois do primeiro concurso, lançado em 2012.

Na altura, o Tribunal de Contas recusou dar visto prévio ao contrato, que tinha sido adjudicado à PT por ter sido a operadora mais rápida a apresentar proposta. Só em 2013, após a mudança de critérios, o serviço foi adjudicado à PT.

A Linha Saúde 24 funciona 24 horas por dia, com serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento.

Apesar de ter perdido alguns serviços – apoio a idosos e apoio a ex-fumadoras – o Governo quer que a linha permita a marcação de consultas e exames aos doentes do Serviço Nacional de Saúde.

Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

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Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

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A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

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Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

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-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


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IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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