Home / Empresas / “O Microsoft Viva é o próximo passo digital” – Paula Fernandes
Paula Fernandes Microsoft Portugal
Paula Fernandes, Diretora da Unidade de Negócio de Produtividade & Colaboração da Microsoft Portugal (Foto: Divulgação)

“O Microsoft Viva é o próximo passo digital” – Paula Fernandes

Por: Afonso Godinho

Com o atual Estado de Emergência e consequente confinamento domiciliário, o teletrabalho tem sido um fator comum a muitas empresas. Nesse sentido, a Microsoft anunciou o lançamento da sua mais recente plataforma, o Microsoft Viva. Numa fase em que as tendências económicas se direcionam para um modelo de trabalho cada vez mais digital, a nova plataforma alia as capacidades das já conhecidas Microsoft Teams e Microsoft 365, oferecendo uma experiência profissional baseada no relacionamento, bem-estar, formação e conhecimento.

Em entrevista à PME Magazine, Paula Fernandes, Diretora da Unidade de Negócio de Produtividade & Colaboração da Microsoft Portugal, explica o que pode esperar da nova plataforma, bem como o fator diferenciador da mesma.

PME Magazine – O que se pode esperar, concretamente, da nova plataforma “Microsoft Viva”?

Paula Fernandes (P. F.) – O Microsoft Viva é a primeira plataforma de Employee Experience que disponibiliza ferramentas de colaboração, formação, bem-estar e conhecimento, tudo inserido no fluxo de trabalho dos colaboradores, isto é, integrado nos recursos do Microsoft 365 e Microsoft Teams. Muitas organizações têm sido resilientes na adaptação ao trabalho remoto e na digitalização de processos. Porém, a pandemia sublimou a importância de ir mais além e de nos concentrarmos no sucesso das pessoas e das equipas. O Microsoft Viva foi pensado para potenciar uma experiência positiva dos colaboradores, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade deste novo modelo de trabalho.

PME Mag. – Com a maioria das empresas a apostarem num modelo de teletrabalho, o que pode significar esta nova plataforma para as empresas, do ponto de vista das que trabalham com recurso a Microsoft Teams, por exemplo?

(P. F.) – A Microsoft tem vindo a adaptar a sua tecnologia às necessidades de transição para um ambiente de trabalho cada vez mais híbrido e digital, em segurança. O Microsoft Teams é o Hub do Trabalho, onde a maioria do trabalho remoto e híbrido acontece atualmente. As pessoas já utilizam o Microsoft Teams para reuniões, chat, ligações, colaboração e integração de processos de negócio e aplicações – da Microsoft, de terceiros e desenvolvidas pela própria organização. O Microsoft Viva é o próximo passo nesta jornada digital, ao integrar e trazer para o Microsoft Teams e às culturas organizacionais novas ferramentas de conhecimento, skilling e bem-estar.

O Microsoft Viva foi pensado para potenciar uma experiência positiva dos colaboradores, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade deste novo modelo de trabalho.

PME Mag. – Como surgiu a ideia da criação da nova plataforma?

(P. F.) – Neste modelo de trabalho híbrido, só será possível dar continuidade aos processos de colaboração e inovação nas organizações se os colaboradores foram capacitados para a autonomia e agilidade na tomada de decisão. E repensar o bem-estar enquanto catalisador da produtividade. É fundamental ajudar as pessoas a conectarem-se, envolverem-se e encontrarem facilmente o conteúdo e a experiência que são mais relevantes para as mesmas, para o seu trabalho e respetivos resultados. Acreditamos que investir na experiência dos colaboradores pode aumentar a felicidade dos colaboradores, impulsionar o volume de negócios e o sucesso global de uma empresa. Este é o motivo pelo qual o Microsoft Viva foi criado.

PME Mag. – Existe alguma perspetiva para preços associados a esta plataforma? Ou quem já tem uma conta ativada Microsoft passará a ter acesso à mesma? Existirá alguma diferença de preços na aquisição de uma conta Microsoft no caso de esta plataforma ser associada à mesma?

(P. F.) – O Microsoft Viva terá, para já, quatro módulos: Connections, Insights, Topics e Learning. Ainda não foi anunciado o preço para a suite total, visto que a disponibilidade geral de alguns módulos acontecerá no decurso dos próximos meses. As experiências do Microsoft Viva serão acedidas principalmente através de quatro novas aplicações no Microsoft Teams, com algumas experiências igualmente disponíveis noutros recursos do Microsoft 365, como por exemplo funcionalidades do Viva Insights no Outlook e Viva Topics em aplicações como o Microsoft Word. O Viva Topics já se encontra com disponibilidade geral e é um add-on à subscrição de Microsoft 365.  As organizações com subscrições Microsoft 365 para empresas têm acesso à opção de testar o Viva Topics. O Viva Insights está disponível em pré-visualização pública para todos os utilizadores que tenham o Exchange Online. Assim que disponíveis, serão anunciados os preços e opções dos restantes módulos.

As experiências do Microsoft Viva serão acedidas principalmente através de quatro novas aplicações no Microsoft Teams.

PME Mag. – Como caracteriza os modelos da nova plataforma (Viva Connections, Viva Insights, Viva Learning e Viva Topics)?  Quais as vantagens que cada um poderá representar a nível das organizações empresariais?

(P. F.) – O Viva Connections cria um acesso personalizado ao espaço de trabalho digital dos colaboradores, onde têm acesso às comunicações e recursos internos, como políticas e benefícios, e onde podem participar em comunidades. Tudo numa única aplicação customizável no Microsoft Teams. Por exemplo, pode ser configurado para perfis funcionais como trabalhadores na linha de frente, os frontline workers. O Viva Insights unifica no Teams o Workplace Analytics, MyAnalytics e Glint. Faculta informação personalizada e acionável ao nível do colaborador, manager de equipa e líder. A experiência e os insights pessoais são apenas visíveis para o colaborador, ajudando-o a proteger o seu tempo, a fazer pausas, ter tempo de foco e formação, e até a ajudar a criar laços de equipa. Managers e líderes terão acesso às tendências ao nível das equipas e/ou organização, com recomendações de como melhorar o equilíbrio entre a produtividade e o bem-estar. A informação é agregada, sem detalhe de forma a proteger a privacidade pessoal. O Viva Insights pode ainda agregar dados de outras aplicações como Workday e SAP SuccessFactors. O Viva Learning agrega todos os recursos de aprendizagem num único local, incluindo conteúdos de diferentes fontes e curadorias como LinkedIn Learning, Microsoft Learn, Skillsoft, Coursera, Pluralsight e edX, bem como a própria biblioteca de conteúdos da organização. O Viva Topics entrega uma experiência de descoberta de conhecimento que ajuda as pessoas a encontrar informação e experts dentro da organização. Utilizando Inteligência Artificial na informação residente no Microsoft 365 e noutros serviços de terceiros, o Viva Topics criar automaticamente “cartões de tópicos”. Ao clicar num cartão, abre-se uma página sobre o tópico em questão, com documentos, vídeos e outros recursos.

O Microsoft Viva é a única solução que oferece um sistema integrado de experiências para os colaboradores.

PME Mag. – O que torna o “Microsoft Viva” uma plataforma diferenciadora das outras existentes no mercado?

(P. F.) – O Microsoft Viva é a única solução que oferece um sistema integrado de experiências para os colaboradores e baseia-se no poder do Microsoft Teams e do Microsoft 365 para potenciar a experiência profissional em quatro áreas-chave – Relacionamento, Bem-Estar, Formação e Conhecimento. Distinguindo-se de algumas soluções pontuais ou fragmentadas e não pensadas para o trabalho híbrido. Com o Microsoft Viva, as pessoas estão no centro e são capacitadas para darem o seu melhor, com recurso a experiências customizáveis e a insights poderosos e, mais do que isso, acionáveis. Por fim, é uma plataforma aberta e extensível: agrega um ecossistema de parceiros e trabalha com os sistemas e ferramentas existentes na sua organização. Assim como o CRM redesenhou a experiência do cliente, o Microsoft Viva cria uma nova categoria e irá transformar a experiência do colaborador.

Com o Microsoft Viva, as pessoas estão no centro e são capacitadas para darem o seu melhor, com recurso a experiências customizáveis e a insights poderosos e, mais do que isso, acionáveis.

PME Mag – Quais as datas em que estes poderão estar acessíveis?

(P. F.) – O Microsoft Viva Topics encontra-se em disponibilidade geral e o Viva Insights em pré-visualização pública, ambos desde a data de lançamento. O Viva Connections ficará disponível em pré-visualização pública já no próximo mês de março. A disponibilidade geral dos quatro módulos avançará progressivamente até ao verão. Sendo uma plataforma aberta e extensível, é expectável que para além do ecossistema de parceiros e ferramentas já anunciados, muitos mais se venham a juntar.

PME Mag – Estão a ser desenvolvidos outros projetos futuros relacionados a este tipo de plataformas?

(P. F.) – O bem-estar pessoal é crítico para o futuro das empresas. As pessoas precisam de ser capacitadas para trabalhar de forma mais eficiente e posicionadas para alcançarem o equilíbrio, com o fomento de melhores hábitos de trabalho. Quando a produtividade e o bem-estar estão em níveis equilibrados, os colaboradores conseguem dar o seu melhor e estão mais comprometidos. A Microsoft irá continuar a apostar em iniciativas que permitam um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.