Home / Empresas / Plataforma Shift2Future arranca hoje
Plataforma Shift2Future arranca hoje
Plataforma vai acelerar transição digital das PME (Foto: Pixabay)

Plataforma Shift2Future arranca hoje

O projeto desenvolvido pelo IAPMEI, ISQ, Universidade de Aveiro, CTCV e TecMinho lança hoje a plataforma Shift2Future com o objetivo de apoiar a aceleração da transição digital das PME no futuro, com vista a uma economia 4.0.

A plataforma Shift2Future foi hoje lançada pelo IAPMEI, ISQ, Universidade de Aveiro, CTCV e TecMinho, num projeto que tem como objetivo acelerar a transição digital das empresas. Com esta plataforma, as PME vão poder fazer o diagnóstico das suas organizações e avaliar as suas capacidades, o que permite aos empresários enfrentar e ultrapassar os novos desafios apresentados pela digitalização.

Dirigido a PME dos setores de moldes plásticos, pedra, cerâmica e vidro, têxteis e calçado, automóvel, aeronáutica e metalomecânica, IT e IoT, turismo ou agroalimentar, o projeto incorpora várias ações de diagnóstico de maturidade digital, ações de formação, sensibilização e capacitação.

O registo na Shift2Future dá acesso a referenciais de orientação, case studies e outras ferramentas que facilitam e aumentam o conhecimento das empresas e as apoiam na definição de um plano de ação e investimento de forma a acelerarem a sua transformação digital e, consequentemente, a sua eficiência e competitividade.

Afirmando a intenção de continuar a identificar e desenvolver soluções úteis para o reforço da capacidade e das necessidades das empresas, o presidente do IAPMEI, Francisco Sá, afirma que a nova plataforma constitui uma “ferramenta poderosa para que as empresas se posicionem em termos de maturidade digital e possam desenhar um plano de transformação estruturado para o futuro”, o que lhes irá permitir enfrentar, com confiança, a economia 4.0.

As PME que manifestem interesse podem integrar este projeto através da ferramenta disponibilizada online, sendo em breve anunciadas as datas dos primeiros workshops previstos para os próximos três meses.

De referir que esta ferramenta já foi utilizada por mais de 300 empresas, sendo esperado um forte crescimento ao longo dos próximos dois anos, uma vez que todas têm obtido melhorias nos seus relatórios relativos ao desenvolvimento digital.