Home / Empresas / PME em 2021: Navegar na tempestade
João Silveira Lobo, Professor Auxiliar Convidado Nova SBE Foto: D.R.
João Silveira Lobo, Professor Auxiliar Convidado Nova SBE (Foto: D.R.)

PME em 2021: Navegar na tempestade

Por: João Silveira Lobo, Professor Auxiliar Convidado Nova SBE

Queria dar-vos excelentes notícias. Gostava de dizer-vos que a tempestade já passou, mas não consigo! Ainda assim, há notícias. Não são boas nem más, são apenas remediadas! São as principais tendências que 2021 nos traz e alguma dose de vacinação que nos pode ajudar a manter o barco à tona, até a bonança voltar.

1. DIGITAL 

Se a vossa pegada digital ainda é levezinha então carreguem no acelerador! Com fornecedores, clientes, oportunidades de negócio, potenciais contratos, com todos nós a olhar para um ecrã durante o dia, devemos encontrar a vossa empresa/marca muito mais e bem melhor no ciberespaço. 

2. AGILIDADE 

As PME sempre se conseguiram mexer mais rapidamente que as grandes empresas. Está na altura de carregar no acelerador! É agora que têm de mostrar grande adaptabilidade, pois as restrições que viveram em 2020 não vão desaparecer tão depressa. Seja na logística, no marketing, na produção, na gestão das equipas, rompam com as ortodoxias da vossa indústria e/ou da vossa empresa e regressem à condição de criança “É assim?! Porquê? Porque não há de ser de outra forma?” Destruam a TINA (There Is No Alternative)!

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.