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Portos comerciais alcançam novo recorde no volume de mercadorias transportadas

De acordo com os dados da Autoridade da Mobilidade e dos Tranportes (AMT), Sines é o porto responsável pelo crescimento de mercadorias movimentadas nos portos de Portugal continental, anulando as quebras já identificadas nos restantes portos, com exceção da Figueira da Foz.

O comportamento da atividade portuária no continente registou um crescimento de 4,1% face ao período homólogo de 2015, sustentado pelo acréscimo do movimento de Sines de 6,5 milhões de toneladas, chegando a um crescimento global liquido de 3,4 milhões de toneladas.

Nos primeiros 11 meses de 2016, os portos comerciais do continente chegaram a movimentar 85,4 milhões de toneladas de carga de diversos tipos, sendo aquele valor o mais elevado de sempre registado em período homólogos.

O relatório acrescenta ainda que o porto de Sines, que registou um movimento de 46,8 milhões de toneladas, conseguiu absorver com apoio simbólico do porto da Figueira da Foz, a quebra de 3,2 milhões de toneladas nos restantes portos.

Como resultado deste comportamento, Sines reforçou a sua posição de liderança, passando a deter 54,8% do total do movimento portuário, seguido por Leixões (19,5%), Lisboa (10,6%), Setúbal (7,5%) e Aveiro (4,8%).

O reforço da posição de Sines durante os últimos meses resulta em parte do Terminal Oceânico de Leixões estar, desde março, totalmente paralisado para manutenção em estaleiro da monoboia, tendo a atividade sido reiniciada em outubro.

Já o porto de Faro, sem qualquer movimento de carga desde junho – altura em que a Cimpor, a única cliente, decidiu interromper a atividade do Centro de Produção de Loulé -, deverá voltar à atividade este ano, uma vez que a atividade na fábrica deverá ser retomada em fevereiro.