Home / MERCADO / Economia / Portugal apresenta quarta maior quebra de crescimento económico
Eurostat dados crescimento económico
Portugal apresenta a quarta maior queda da Europa (Foto: Pixabay)

Portugal apresenta quarta maior quebra de crescimento económico

A Eurostat apresentou os dados relativos à estimativa do crescimento económico da zona euro verificado ao longo do último trimestre de 2020, verificando-se um recuo de 5,1% na variação homóloga e de 0,7% em cadeia. Portugal apresenta a quarta maior quebra homóloga.

De acordo com as estatísticas do Eurostat relativas ao crescimento económico, Portugal apresenta-se como a quarta maior quebra em termos homólogos no último trimestre de 2020, com uma contração de 5,9%. Com estes resultados, apenas Espanha, Itália e Áustria apresentam quedas mais acentuadas do que a portuguesa.

De referir, no entanto, que em termos de comparação em cadeia, a economia portuguesa cresceu acima da média da zona euro, registando, tal como Espanha, o maior crescimento, que apenas é ultrapassado por Chipre, Lituânia e Letónia.

Em nota divulgada no mês passado, o organismo de estatística europeu refere que o PIB da zona euro recuou 6,8% ao longo do ano passado, depois de ter sofrido uma contração de 5,1% no último trimestre do ano. Por seu turno, o PIB da União Europeia diminuiu cerca de 6,4%, depois de uma contração de 4,8% nos últimos três meses de 2020.

De acordo com os mesmos dados preliminares, relativos ao crescimento económico, o organismo de estatística europeu refere que a economia da zona euro apresentou um recuo de 5,1% na variação homóloga e 0,7% em cadeia, ao passo que a União Europeia recuou 4,8% homologamente e 0,5% em cadeia.