Home / Empresas / Portugal passa a estar em estado de alerta a partir de 1 de outubro
eletrico
A máscara continua a ser obrigatória em transportes públicos (Foto: Pexels)

Portugal passa a estar em estado de alerta a partir de 1 de outubro

O Conselho de Ministros esteve reunido, esta quinta-feira, para decidir o levantamento das restrições impostas devido à pandemia da Covid-19, com efeito a partir do próximo dia 1 de outubro.

Numa altura em que Portugal se aproxima dos 85% de população vacinada, o primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa onde foi anunciado o levantamento destas restrições, sublinhou que o país está “em condições de avançar para a terceira fase [de desconfinamento]”.

No que toca ao nível da incidência e R(t), António Costa referiu que Portugal está “muito perto do ponto em que estava em março do ano passado”, e que estes valores são o reflexo do ritmo de vacinação.

“Verificámos que quando começámos a vacinar a população mais nova foi uma queda abrupta, [de novos casos confirmados] convergindo com o conjunto das outras faixas etárias”, disse Costa.

Neste sentido, a partir de 1 de outubro, Portugal continental passa a estar em situação de alerta, bares e discotecas podem abrir mediante certificado digital, será colocado um fim aos limites de horários, restaurantes não terão limite máximo de pessoas por grupo, chega ao fim a exigência de certificado digital em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, assim como ao limite de lotação no comércio, casamentos e batizados e espetáculos culturais. Já o certificado digital continuará a ser necessário para viagens marítimas e aéreas, em visitas a lares e estabelecimentos de saúde, assim como para acesso a grandes eventos culturais, desportivos ou corporativo.

A máscara continua a ser obrigatória em transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculo e eventos e grandes superfícies.