Home / Sustentável / Portugal já produz energia solar sem apoios do Estado
energia solar
No Algarve já se estudam melhores locais para instalação de painéis solares

Portugal já produz energia solar sem apoios do Estado

Produção de energia solar já decorre sem apoio estatal, confirma secretário de Estado da Energia.

 

Ao contrário do que aconteceu no passado, investidores portugueses estão agora a produzir energia fotovoltaica sem apoios estatais, confirmou o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

“Neste momento estão em curso a instalação de 180 megawatts de projetos solares fotovoltaicos já aprovados e sem tarifas subsidiadas”, disse o governante, na apresentação do “BP Statistical Review of World Energy 2016, no ISCTE-IUL, em Lisboa.

Jorge Seguro Sanches adiantou que nos últimos cinco anos as “energias renováveis representaram em média cerca de 50% do consumo” no país.

“O aproveitamento do potencial solar em Portugal é estratégico para o reforço das renováveis em Portugal. E a produção solar reúne todas as condições para a produção sem subsídios e sem tarifas feed-in”, disse.

O secretário de Estado lembrou que até 2015 as energias renováreis “foram sempre subsidiadas pelos consumidores”, mas salientou que a “mudança tecnológica” dos últimos anos “permitiu criar as condições para que hoje as renováveis sejam competitivas com todas as outras energias”.

O governante adiantou que a Direção-Geral de Energia e Geologia, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a REN estão a trabalhar no “sentido de identificar no sul do país os melhores locais” para instalar centrais fotovoltaicas.