Home / Empresas / Portugueses aumentam poupança no terceiro trimestre
poupança
Famílias viram aumentar o seu rendimento disponível bruto (Foto: Pexels)

Portugueses aumentam poupança no terceiro trimestre

Desconfinamento ditou um aumento do consumo por parte dos portugueses, embora a taxa de poupança tenha sofrido um ligeiro aumento de 0,3%, atingindo os 10,8% em setembro passado.

Dados revelados pelas Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que, entre setembro de 2019 e setembro de 2020, a taxa de poupança das famílias portuguesas aumentou para 10,8% do rendimento disponível, apesar do aumento gradual do consumo privado.

Segundo o comunicado disponibilizado pelo INE, este ligeiro aumento é “consequência do aumento do rendimento e da variação nula da despesa de consumo (-3,5% no trimestre anterior)”.

“O rendimento disponível bruto das famílias ajustado per capita fixou-se em 16,3 mil euros no ano terminado no terceiro trimestre de 2020, o que representou um aumento de 0,4% face ao trimestre anterior, enquanto o PIB nominal per capita diminuiu 1,1% no terceiro trimestre de 2020″, explica o instituto.

Há muito tempo que a taxa de poupança em Portugal não atingia um valor tão elevado, percentagem justificada pelo crescente consumo no terceiro trimestre do ano, altura em que foi possível recuperar os valores de consumo feito no período homólogo de 2019.