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Portugueses fizeram uma média de 450 reclamações por dia em 2020

No setor público, foi a Segurança Social quem mais reclamações recebeu face a 2019. Do privado, destacam-se as empresas de moda e vestuário, logística e mobiliário, principalmente devido ao comércio eletrónico.

Com o desenvolver da pandemia, os consumidores passaram a direcionar as suas reclamações para as plataformas online, como o Portal da Queixa, que só em 2020 viu o número de queixas aumentar em 61,9% face a 2019, uma média de 450 reclamações por dia.

Foram os serviços de correio, transporte e logística que mais queixas receberam em 2020, com 26970 publicações de clientes feitas no Portal da Queixa, mais 153% relativamente a 2019. Segue-se o setor das comunicações, TV e media (17719) e os serviços de administração pública (16602), dos quais se destacam a Segurança Social (3114) e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes – IMT (2476), mais 87% e 114% face a 2019, respetivamente.

A maior taxa de crescimento de reclamações pertence à categoria de moda e vestuário, que totalizou 9442 queixas em 2020, mais 197% em relação a 2019. Em contraste, o setor que menos queixas recebeu foi o dos transportes públicos e TVDE, que teve uma redução no número de reclamações de 39,54% face ao ano anterior.

Segundo o estudo realizado pelo Portal da Queixa, “as agências de viagens e companhias aéreas foram alvo de um volume de reclamações abrupto, logo após a proibição de circular entre países, verificando-se uma diminuição gradual até ao verão de 2020”.

Na mesma divulgação, a plataforma explica que o comércio eletrónico foi o principal motivo das queixas dos consumidores, “desde a compra de vestuário, tecnologia, mobiliário e produtos de beleza, contrariando a tendência, dos últimos anos, que era dominada pelas operadoras de telecomunicações”.