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Natal (Fonte Pixabay)

Portugueses gastam 374€ em compras de Natal, diz estudo

Portugueses preveem gastar menos onze euros em compras de Natal face a 2019. Alterações no comportamento dos consumidores, provocadas pela pandemia, fizeram aumentar as compras em lojas online.

O estudo, da autoria do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), realizado entre os dias 27 de novembro e 9 de dezembro a cerca de 470 indivíduos, indica que os hábitos dos portugueses relativamente ao período de compras de Natal sofreram alterações devido à pandemia. Para este ano, a previsão é de 374 euros para cada indivíduo, valor inferior aos 385 euros registados em 2019.

Verificou-se também um aumento acentuado de compras online, com 30% dos portugueses a optarem por este método de consumo, uma percentagem muito distante dos 6,1% apresentados no mesmo estudo em 2019. No entanto, 20% afirma vir a fazer compras em centros comerciais e 10% pretende recorrer tanto a centros comerciais como ao comércio de rua.

Por outro lado, cerca de 28% dos inquiridos revelou não vir a receber subsídio de Natal nesta altura, situação que afeta os comportamentos de consumo nesta quadra. Dos que receberam a compensação, 15,6% prevê gastar uma grande parte do valor em compras de Natal, 5,8% diz vir a gastar a totalidade do subsídio e 8% pretende poupar este valor.

Em comparação com 2019, 75% dos inquiridos refere que vai gastar em igual medida e 17% afirma que vai dispensar uma quantia inferior à ano passado. Destes últimos, as respostas indicam que os cortes serão feitos em compras para amigos e familiares.

No total, cerca de 63% dos portugueses escolhem efetuar as suas compras antecipadamente ou durante o mês de dezembro, “para evitar a concentração de pessoas e garantir a entrega dos produtos comprados online”.

Mafalda Ferreira, docente do IPAM e coordenadora do estudo, explica que estes resultados são consequência “da pandemia e provável crise económica dos próximos tempos”, uma vez que “os portugueses estão com sentimentos negativos face ao consumo, que se acentuaram nesta época natalícia”.