Home / MERCADO / Economia / Preços das telecomunicações sem mudanças em março
telecomunicações
Comunicações encareceram 1,9% face a 2021 (Foto: Arquivo)

Preços das telecomunicações sem mudanças em março

Por: João Monteiro

Os preços das telecomunicações não se alteraram em março face ao mês de fevereiro, segundo revelou a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) esta terça-feira. Contudo, em relação ao ano passado, as comunicações encareceram 1,9%, 3,5 pontos percentuais abaixo do crescimento do Índice de Preços do Consumidor (IPC).

Os preços das telecomunicações são aferidos pela Anacom através do sub-índice do IPC relativo às comunicações. “A taxa de variação média dos preços das telecomunicações nos últimos doze meses foi de 1,1%, ou seja, 1,1 ponto percentual abaixo da registada pelo IPC (2,2%)”, indicou a Anacom na análise divulgada.

“No período em análise, março de 2022, a taxa de variação média dos preços das telecomunicações em Portugal foi superior à verificada na União Europeia (+0,5 pontos percentuais). A taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações em Portugal foi a 10.ª mais elevada (18.ª mais baixa) entre os países da União Europeia (UE). O país onde ocorreu o maior aumento de preços foi a Eslováquia (+5,6%) enquanto a maior diminuição ocorreu no Bulgária (-5,0%). Em média, os preços das telecomunicações na UE aumentaram 0,6%”, acrescenta.

De acordo com o regulador, em termos acumulados, os preços das telecomunicações cresceram 10,9% desde o final de 2010, enquanto o IPC subiu 15,8%: “Entre 2015 e 2019, a variação acumulada dos preços das telecomunicações foi superior à variação acumulada do IPC devido aos ajustamentos de preços efetuados pelos principais prestadores”.

A Anacom destacou, ainda, que o cenário de preços, não é animador em termos acumulados, pois, nos últimos treze anos, “os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 8,9%, enquanto na UE diminuíram 9,6%”.