Home / Internacional / Projeto tecnológico promove acesso à Internet de banda larga em Moçambique
Moçambique

Projeto tecnológico promove acesso à Internet de banda larga em Moçambique

O Fraunhofer Portugal AICOS está a implementar uma tecnologia que permite aceder à Internet nas áreas rurais dos países em desenvolvimento.

O projeto Sustainable Villages for Development in Mozambique (SV4D-MZ) resulta de uma parceria com o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) e a Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP (ARCTEL-CPLP). As três entidades vão assinar um Memorando de Entendimento durante o 8º Fórum das Comunicações da CPLP, que decorre nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Guiné-Bissau.

Melhorar a qualidade de vida das comunidades locais e reduzir a exclusão digital nos países em desenvolvimento são apenas dois objetivos que se pretendem atingir com a implementação das Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento.

A maioria das localidades rurais nos países em desenvolvimento não tem acesso a serviços que, através da Internet, poderiam dar uma melhor resposta às necessidades dos cidadãos. Para perceber quais as necessidades particulares das áreas rurais de Moçambique, uma equipa de investigadores fez um levantamento das características da Zambézia, província onde vai ser implementada a estrutura-piloto do projeto SV4D-MZ.

Enquanto alguns cidadãos nestes locais têm smartphones e compreendem o seu propósito, a maioria da população não utiliza estes dispositivos. Aceder a e-books ou marcar uma consulta com um médico são exemplos de serviços que podem ser facilmente acedidos por qualquer cidadão através das Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento.

O Fórum das Comunicações da CPLP foi o momento escolhido para oficializar a parceria estabelecida no âmbito do SV4D-MZ, entre o Fraunhofer Portugal AICOS, o INCM e a ARCTEL-CPLP. A Agenda Digital é o tema central da 8ª edição da iniciativa, que também pretende destacar a promoção das infraestruturas e redes de banda larga. A universalização das TIC nos países da CPLP, a promoção da sociedade da informação e a inclusão digital são também assuntos que vão ser abordados no encontro.