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47,5% dos portugueses têm por hábito pesquisar online antes de ir às lojas (Foto: Pexels)

Quase metade dos portugueses pesquisa os produtos online antes de os comprar em lojas físicas

Barómetro e-commerce da Marktest revela que 47,5% dos portugueses têm por hábito pesquisar online antes de ir às lojas, enquanto 31,8% dos inquiridos assume ir às lojas ver os produtos antes de comprá-los.

Estas são duas das conclusões da primeira vaga do Barómetro e-commerce da Marktest, um estudo regular de comércio eletrónico, que caracteriza os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços.

A primeira edição do estudo revela ainda que 83,7% dos portugueses que fazem compras online assumem o hábito de fazer pesquisas em sites de e-commerce antes de acabarem por decidir comprar os produtos em lojas físicas. Já a visita a lojas para ver produtos antes de optar por comprá-los em sites é assumida por 56,1% dos inquiridos que costumam fazer compras online.

Nesta avaliação também se encontra em estudo a intenção de compra futura dos portugueses, por tipos de bens. Os resultados indicam que os compradores de bilhetes para espetáculos ou eventos desportivos (20%), de viagens ou reservas de alojamentos (18,7%) e de livros (18,4%) são os que admitem que irão comprar mais este tipo de produtos através de suportes digitais nos próximos tempos.

No plano oposto, quando a questão é sobre o tipo de produtos que admitem comprar menos online no futuro, os resultados indicam que são sobretudo os compradores de eletrodomésticos (22,4%), de jogos eletrónicos (20,8%) e de telemóveis ou acessórios (19,3%).

A segunda vaga do Barómetro e-commerce será disponibilizada em janeiro de 2022 e irá integrar um novo conjunto de indicadores, como por exemplo, onde se incluem os fatores influenciadores nas compras online, o papel das promoções na compra online, o perfil de consumo e de compradores em redes sociais, a pesquisa comparativa antes da compra e o uso de sites compradores de produtos.