Home / Empresas / “Reconhecer o papel das PME é promover a competitividade e o emprego” – José Veríssimo

“Reconhecer o papel das PME é promover a competitividade e o emprego” – José Veríssimo

José Veríssimo, professor de marketing e estratégia no ISEG e membro do painel de juri nos  Business Excellence Forum & Awards – BEFA, fala sobre a relação do Instituto com as PME e do que espera encontrar nas empresas participantes nos BEFA.

PME. Magazine:  Porque é que o ISEG se associou aos Business Excellence Forum & Awards?

José Veríssimo: A formação de gestores e líderes para criar organizações de excelência faz parte da missão do ISEG. O ISEG foi a primeira escola fundada em Portugal nas áreas da Economia e Gestão. Integra a Universidade de Lisboa, a maior universidade Portuguesa com 18 faculdades e cerca de 50.000 alunos, posicionada no lugar 160 a nível mundial (Academic Ranking of World Universities 2016).

Há mais de 100 anos que o ISEG forma gerações de líderes e profissionais que aplicam e desenvolvem as suas competências de Gestão, Economia e Finanças, em empresas privadas e na administração pública. Somos reconhecidos por formar decisores de grande qualidade, oferecer um ensino de excelência, ter um corpo docente que produz investigação internacionalmente reconhecida, manter um grande envolvimento com a comunidade, e promover um espaço onde os alunos gostam de estudar e viver uma atmosfera agradável e única.

PME. Mag.:  O que espera encontrar nas empresas participantes?

J. V.: Dinamismo, inovação, criatividade, e orientação para o cliente.

PME. Mag.:  Em que sentido estas iniciativas de reconhecimento estimulam a visibilidade pública das PME?

J. V.: Através da comunicação de bons exemplos de excelência e, da discussão dos fatores críticos de sucesso.

PME. Mag,: Concorda de que é necessário haver mais apoio e reconhecimento para as pequenas e médias empresas?

J. V.: As PME são a base do tecido empresarial nacional. Embora todas queiram crescer para ser “grandes” no indicador vendas, muitas já são “grandes” nas práticas de gestão, adaptação à mudança,  e capacidade de inovação.

Reconhecer o papel das PME é promover a competitividade e o emprego.

PME. Mag.: Quais os novos cursos do ISEG para as PME? i.e. cursos, workshops, formações…

J. V.: No ISEG convivem diariamente cerca de 5000 alunos, 12% dos quais estrangeiros de mais de 40 nacionalidades. A oferta do ISEG não está especificamente direccionada para PME. No entanto, a variedade da oferta, constituídas por 7 licenciaturas, 20 mestrados, 8 doutoramentos, 30 pós-graduações, 1 MBA, uma dezena de cursos executivos de curta duração, além da formação à medida das organizações, permite responder a todas as necessidades de formação das organizações, com qualidade e atualidades.