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Encomendas online estão cada vez mais em alta (Foto: Pexels)

Refeições, roupa, calçado e acessórios são os artigos mais comprados online

Refeições takeaway, entregas ao domicílio (46%), roupa, calçado e acessórios (69%) são os artigos mais comprados online, segundo os dados mais recentemente disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As encomendas online estão cada vez mais em alta, com 40,4% das pessoas dos 16 aos 74 anos a recorrer ao comércio eletrónico, mais 5,2% do que no ano anterior, especialmente no caso das mulheres, com um aumento de  8,8%, em termos homólogos, para 43,2%. A roupa, o calçado e os acessórios são os artigos mais comprados online pelos portugueses..

“A taxa de utilização do comércio eletrónico aumentou principalmente no caso das mulheres, mais 8,8 pontos percentuais, observando-se em 2021 uma proporção significativamente superior (43,2%) à dos homens (37,4%)”, afirmou o INE.

Os dados registados pelo INE ainda mostram que, “em 2021, 40,4% das pessoas dos 16 aos 74 anos efetuaram encomendas pela Internet, mais 5,2 pontos percentuais”, de acordo com o inquérito referente à utilização de tecnologias da informação e da comunicação no seio familiar.

Ainda assim, a percentagem de população portuguesa a fazer uso do comércio online está abaixo da média europeia, que em 2020 se situava nos 54%. Houve uma redução na quantidade de encomendas realizadas relativamente a 2020 e a proporção dos utilizadores que realizaram uma ou duas encomendas aumentou 0,6% e a dos que fizeram de três a cinco encomendas cresceu 1,5 pontos percentuais.

Durante o ano de 2021, a maioria dos portugueses que fizeram encomendas digitais compraram produtos físicos (98,7% encomendaram pelo menos um produto físico). Por seu turno, 52,9% encomendaram serviços e 50,3% compraram produtos em formato digital.

No que concerne à aquisição de novos serviços, em 2021, registou-se um aumento do número de utilizadores que efetuaram reservas de alojamento online (6,8 pontos percentuais), transporte (2,8 pontos percentuais) e serviços de ligação à internet, telefone e telemóvel (1,9 pontos percentuais).