Home / Empresas / Casos de Sucesso / Resiquímica integra grupo Omnova Solutions
Resiquímica integra grupo Omnova Solutions
Teresa Pina, Jaime Carvalho, Andrew Higgin, Susana Carvalho e Filipe Nicolau (Foto: Inês Antunes)

Resiquímica integra grupo Omnova Solutions

Por: Mafalda Marques

A Resiquímica faz agora parte da OMNOVA Solutions, líder global em especialidades químicas. Juntos, combinam o seu potencial e valor acrescentado em soluções especializadas, para apoiar uma inovação e crescimento continuados.

A PME Magazine foi recebida pela atual administração da empresa, que, outrora foi uma PME e soube reinventar-se para crescer. Esta história de sucesso remonta a 62 anos atrás e serve de exemplo pela resiliência associada.

Tudo começou na Resintela – Resinas Sintéticas, Lda., empresa antecessora da Resiquímica, constituída em 1957, com sede em Lisboa. O Grupo Socer participava em 25% do capital. Em abril de 1961, constituiu-se a Resiquímica – Resinas Químicas, S.A. com o objetivo de promover um maior valor acrescentado ao produto de base da sua atividade de extração da resina do pinheiro: a colofónia. Para isso, aliou-se a parceiros internacionais na área química dos polímeros.

Salienta-se a ligação à Hoechst AG, em 1966, à data a maior empresa química mundial, que durante mais de 30 anos deteve dois terços do capital da Resiquímica.

“Foi aqui que a Resiquímica deu o grande passo. Assim passou a produzir não só resina derivada da resina dos pinheiros, baseada em solventes orgânicos, como também emulsões e resinas sintéticas”, explica Jaime Carvalho, diretor da Fábrica.

A Hoechst AG detinha dois terços das ações e a Socer tinha um terço, uma parceria que corria bem, até a Hoechst decidir vender a sua parte no negócio em 1997. Em 30 anos, a fábrica mudou bastante, tendo uma unidade para os solventes e outra para as emulsões, a produção evoluiu para novos produtos e foi criado um laboratório de I&D, tornando-se um ponto forte de apoio ao mercado português.

 

Leia esta reportagem na íntegra na edição de julho da PME Magazine.