Home / Empresas / “Como líderes empresariais temos de olhar para formas diferentes de chamar a atenção das equipas” – Richard Maloney
Richard Maloney é um dos convidados dos BEFA 2016
Richard Maloney é um dos convidados dos BEFA 2016

“Como líderes empresariais temos de olhar para formas diferentes de chamar a atenção das equipas” – Richard Maloney

Em entrevista à PME Magazine, o australiano Richard Maloney, fundador da Engage & Grow falou sobre o destaque das empresas, liderança e o sucesso do negócio. Maloney, um especialista em liderança, já trabalhou com clubes na AFL, NRL, NBL e será um dos oradores na segunda edição dos  BEFA – Business Excellence Fórum & Awards, onde falará sobre “Como transformar todos os seus colaboradores em centros de lucro para o seu negócio e fazer com que todos gostem do que fazem”.

PME Magazine: É sua primeira vez em Portugal? Como é que vê o ecossistema empresarial português?

Richar Maloney: Sim, é a minha primeira visita a Portugal e estou ansioso para conhecer a cultura e vivenciar tudo o que têm para oferecer! Também estou ansioso pelo feedback que tenho recebido de donos de empresas e coaches. Daquilo que aprendi, parece que Portugal abraço a visão empreendedora e tomou uma posição como líder genuíno na inovação e no empreendedorismo. O novo financiamento disponível para tecnologias inovadoras vai ajudar o crescimento de novas ideias, e mais importante, a mentoria e apoio, que é tão importante para a manifestação de novas ideias.

PME M.: O seu trabalho com equipas desportivas prova que o desporto pode ser aplicado a uma empresa? Quais são as semelhanças nestes dois mundos?

R. M.: Para ser um performer que se destaca, as melhores organizações tanto no desporto como nas empresas motivam consistentemente o alto nível de produtividade. Isto é alcançado quando há um grande nível de compromisso em todos os níveis. As melhores organizações simplesmente têm um crescimento da massa critica de lideres e liderança focada nas pessoas. A comunicação é a área número um que precisa ser desenvolvida e cuidada para conseguir isto, juntamente com confiança e respeito. Quando estes três fatores se juntam ao mais alto nível, qualquer organização ou equipa consegue prosperar sob as pressões do mundo moderno tanto no desporto como nos negócios.

PME M.: Como é que as empresas podem ter uma equipa vencedora?

R. M.: Isto começa com a liderança. Quando os lideres se comportam de acordo com o comportamento que querem para os seus funcionários (i,e liderando por exemplo), o fluxo de efeito é poderoso. Uma comunicação aberta, honesta e o feedback são componentes críticos para garantir que qualquer equipa não se desmorone perante maus comportamentos e hábitos. Compromisso com os funcionários e uma forte cultura também são elementos críticos.

PME M.: Para fazer dinheiro para a sua empresa, há que amar o trabalho que se faz. Concorda?

R. M.: Como empresário/líder, claro que sim! O sucesso do negócio é a combinação de um propósito capaz de ser comerciável. Por isso, temos que ser capazes de atrair e manter as pessoas, que tenham o mesmo propósito. Por fim, é sobre profit enquanto empresa e, no nosso caso, o negócio que trabalhamos em todo o mundo. Não podemos conseguir isto com o pé dentro e outro fora! Isto torna-se um mau exemplo para os seus funcionários e replica-se por todo o negócio. Quando amamos o nosso propósito, o produto que apresentamos mostra um ponto de diferença e quando combinado com estes níveis altos consistentes de serviço e acompanhado com inovação e criação – temos sucesso no nosso negócio.

PME M.: Qual o maior desafio que as equipas enfrentam hoje em dia?

R. M.: Controlar a produtividade é o maior desafio atual. Desde a produção em massa de dispositivos móveis que somos constantemente bombardeados com informação que nos distrai da criação de um negócio sustentável e lucrativo. Os níveis de produtividade chegaram ao alto, mas recentemente ficaram estáticos. Como lideres empresariais, temos que olhar para formas diferentes de chamar a atenção das equipas de volta ao ambiente de trabalho com novas ideias criativas que irão ajudar a manter o negócio à frente de todos.

PME M.: Na Engage & Grow tem diferentes programas com diferentes cores. Quão importante é a cultura da empresa em ter uma empresa de sucesso?

R. M.: A necessidade número um para o sucesso dos negócios hoje é construir uma cultura e compromisso com os funcionários. Todos os nossos programas únicos são especificamente desenhados para atuar sobre o coração e alma de qualquer negócio, em qualquer industria do mundo. Uma vez com energia renovada, o coração e alma consegue uma vantagem para as melhores empresas que compreendem este segredo para o sucesso.