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Ernesto Pedrosa Automaise
Ernesto Pedrosa, CEO da Automaise (Foto: Divulgação)

“Ronda seed assinala ponto de viragem na Automaise” – Ernesto Pedrosa

Por: Afonso Godinho e João Carreira

A Automaise, plataforma low-code de soluções de automação com Inteligência Artificial, anunciou, recentemente, a realização de uma ronda seed que gerou um financiamento avaliado em 1 milhão de euros. O financiamento é liderado pela HCapital, empresa de investimento em PME, Bright Pixel, veículo de investimento neste tipo de projetos, bem como a Armilar Ventures Partners, líder em gestão de fundos de capital de risco, em Portugal.

Depois dos vários projetos tecnológicos implementados nos últimos três anos, em várias empresas de referência, o objetivo passa, agora, pelo crescimento no mercado internacional. Em entrevista à PME Magazine, Ernesto Pedrosa, CEO e cofundador da Automaise, aborda o desenvolvimento da empresa nos últimos anos, e desvenda os projetos que estão em curso.

PME Magazine – De que forma a atual situação pandémica veio interferir com os projetos e objetivos da Automaise?

Ernesto Pedrosa (E. P.) – A situação pandémica teve algum impacto na nossa operação, na medida em que causou o atraso de alguns dos objetivos da Automaise, principalmente na vertente de desenvolvimento de negócio, onde sentimos um alargar dos ciclos de venda. Contudo, não consideramos que tenha sido um ano negativo, pois utilizámos este período para aperfeiçoar tecnologias e entregar soluções cada vez mais agregadoras de valor para os nossos clientes. 

PME Mag. – Como está a ser feito o desenvolvimento para o mercado internacional, um dos objetivos da empresa?

E. P. – A estratégia de abordagem ao mercado internacional, com especial foco na Europa e nos EUA, está a ser feita de duas formas. Em primeiro lugar, através do reforço da nossa força de vendas, onde estamos ativamente a recrutar perfis de vendas e de marketing, essenciais para identificar potenciais clientes e promover os primeiros contactos. Em segundo lugar, definimos dois públicos-alvo para esta abordagem: os segmentos de médias e grandes empresas, para os quais faremos venda direta, e os parceiros tecnológicos, como consultoras ou integradores de sistemas, que desenvolvam soluções utilizando a tecnologia da Automaise. 

Não consideramos que tenha sido um ano negativo, pois utilizámos este período para aperfeiçoar tecnologias e entregar soluções cada vez mais agregadoras de valor.

PME Mag. – Qual o fator diferenciador da Automaise relativamente a outras empresas do setor?

E. P. – O fator diferenciador da Automaise é a combinação de tecnologia de Inteligência Artificial (IA) conversacional, Natural Language Processing (NLP) e deep learning, aliado a componentes de robotização de processos, o que nos permite a entrega de taxas de automação muito acima da média. Adicionalmente, o facto de disponibilizarmos uma diversidade de soluções pré-construídas, permite ter uma oferta mais abrangente para diferentes tipos de necessidades.

PME Mag. – Com a ronda seed no valor de 1 milhão de euros, quais os projetos que se seguem? 

E. P. – Esta ronda assinala um ponto de viragem do estágio da Automaise. Até agora, estivemos, maioritariamente, focados em desenvolver e validar a nossa tecnologia junto de clientes referência. Agora, com o produto validado, a prioridade passa por fazer acelerar o crescimento do volume de negócio e abrir novos mercados. 

Prioridade passa por fazer acelerar o crescimento do volume de negócio e abrir novos mercados. 

PME Mag. – De que forma vê a parceria com os novos investidores? 

E. P. – Os investidores são sempre um ativo importante a explorar, quer pelo seu contributo para a estratégia da empresa, devido ao seu conhecimento e experiência no mundo dos negócios, mas também pela forma como nos permitem aumentar o alcance do nosso ​networking​, o que é sempre importante na geração de novas leads e parcerias (smart money)

PME Mag. – Poderia descrever os projetos relativos às novas plataformas: Automaise Studio, Smart Voice & Chat, Smart Inbox e Smart Decision? 

E. P. – Os componentes Automaise Studio, Smart Voice & Chat, Smart Inbox e Smart Decision são, na realidade, módulos de uma só plataforma, a Automaise AI platform. O Automaise Studio é o nosso portal self-service que permite a rápida construção de soluções de automação baseadas em inteligência artificial por, virtualmente, qualquer pessoa. Para além desta interface self-service para a rápida construção de soluções IA, a Automaise oferece três soluções: o Smart Voice & Chat, que permite automatizar interações conversacionais de voz ou texto com clientes; o Smart Inbox, que permite automatizar o tratamento de tráfego, como o de caixas de e-mail e case tickets; e o Smart Decision, que permite automatizar decisões de negócio com IA. 

Os investidores são sempre um ativo importante a explorar.

PME Mag. – Como vê a evolução da empresa desde 2017, data da fundação? 

E. P. – A Automaise tem vindo a seguir o percurso normal de uma startup. Começámos pela construção da solução mínima viável, desenvolvemos os primeiros pilotos/clientes e seguiu-se uma ronda pre-seed, que permitiu concretizar o produto até v1.0. Agora, com o fecho de uma ronda seed, estamos prontos para acelerar a estratégia de go-to-market. Acreditamos que estes anos nos permitiram criar e evoluir um produto diferenciador no mercado que está agora pronto para ser adotado diretamente por empresas e para ser utilizado por outros parceiros como uma base de novas soluções.

PME Mag. – Quais as estratégias traçadas para este ano? 

E. P. – Para este ano, o nosso objetivo passa por abrir novos mercados e acelerar vendas. Também é estratégico continuar a angariar novas entidades (integradores de sistemas, consultoras, etc.) para o nosso programa de parceiros.