Home / Empresas / Sage anuncia que 2022 será o ano da inteligência artificial
Sage
Os dados irão desempenhar um papel chave na previsão de padrões e no aumento da produtividade (Foto: Pexels)

Sage anuncia que 2022 será o ano da inteligência artificial

A inteligência artificial apresenta-se como a principal tendência em diversos âmbitos, desde a gestão dos colaboradores à gestão de finanças, segundo prevê a consultora Sage. Os dados irão desempenhar um papel chave na previsão de padrões e no aumento da produtividade.

Nos últimos anos, o ecossistema empresarial registou um aumento exponencial da adoção de serviços digitais, com o objetivo de adaptar os modelos de negócio à situação atual e garantir a sua continuidade. À medida que as empresas se preparam para enfrentar um novo ano carregado de desafios, a Sage, empresa de soluções de gestão empresarial na Cloud, propõe a utilização da inteligência artificial como ferramenta para aumentar a produtividade e reativar o crescimento em 2022.

“Atualmente, os dados sãouns dos bens mais valorizados das empresas. Com a implementação de soluções digitais, acumularam enormes quantidades de dados de clientes e colaboradores, que atuam como uma poderosa fonte de informação e permitem impulsionar a produtividade e as experiências conectadas. Por esta razão, espera-se que durante o próximo ano as empresas invistam em software inteligente, permitindo detetar padrões nos seus dados e obter informação para otimizar as cargas de trabalho”, de acordo com o comunicado enviado pela Sage.

Na área dos recursos humanos, a consultora refere que a inteligência artificial permite rastrear os dados já existentes sobre as tarefas das equipas, as folhas de presenças e as cargas de trabalho, de forma a prever a quantidade de tempo necessária para completar determinada tarefa. Desta forma, os responsáveis poderão gerir as cargas de trabalho à distância, o tempo, e assignar aos diferentes colaboradores as tarefas mais adequadas para si.

Noutra perspetiva, a implementação da inteligência artificial nos softwares de finanças e contabilidade também permite detetar padrões no fluxo de caixa, identificando anomalias e ajudando as empresas a tomar decisões estratégicas importantes de forma rápida e eficiente.

A privacidade é o primeiro passo crucial para qualquer organização que implemente Inteligência Artificial para compreender melhor os dados dos seus clientes ou colaboradores. Os dados só deverão ser utilizados se as empresas estiverem dispostas a aderir às normais mais rígidas, de forma a garantir as previsões e insights que adquirirem são de elevada qualidade, mas não intrusivos, segundo o comunicado.

O processamento de linguagem natural é um software que utiliza a inteligência artificial para averiguar o que pedem. Ainda que já se utilize no quotidiano, por exemplo nos assistentes inteligentes domésticos a quem damos ordens de voz, prevê-se que em 2022 aumente a prevalência desta tecnologia no âmbito laboral.

“Brevemente, as novas soluções de processamento de linguagem natural integradas no software colaborativo que utilizam diariamente serão capazes de detetar pedidos que sejam feitos, por exemplo, em voz alta durante uma videochamada. A tecnologia entenderá o que lhe é dito e procurará o recurso necessário em questão de segundos. Uma vez conectadas às soluções centrais de gestão empresarial, poderão facilitar informação atualizada sobre próximas faturas, saldos ou previsões de negócio”, como se lê no comunicado enviado pela empresa.

À medida que a inteligência artificial evolui e vai adquirindo novas capacidades que anteriormente estavam reservadas apenas ao conhecimento humano, como a criação de planos de negócio completos, a revisão de candidaturas de emprego ou até a aprovação de um empréstimo, surge a problemática de se se poderá confiar nesta tecnologia, tendo em conta p seu estado atual.

Deste modo, em 2022 vão surgir novas regulamentações para a inteligência artificial, às quais as empresas deverão ajustar-se de forma rápida e diligente,

“Através de uma abordagem experimental, as empresas têm agora a oportunidade de desenvolver soluções e ideias criativas baseadas em tecnologia avançada, como é o caso da Inteligência Artificial. Para isso, durante o próximo ano a Sage estará uma vez mais ao lado dos seus Clientes para os ajudar a desenvolver e implementar todas as soluções tecnológicas de que necessitem”, comentou Susana Duran, vice-presidente de experiências digitais da Sage.

“Ainda não podemos prever o que o mundo nos trará em 2022, mas sentimo-nos preparados para tudo o que possa estar por vir”, concluiu.