Home / Empresas / Salários dos portugueses cresceram 0,6% em 2016
salário médio perdão fiscal salários do privado pme magazine
Foto de arquivo

Salários dos portugueses cresceram 0,6% em 2016

Os salários dos portugueses subiram 0,6% de 2015 para 2016, segundo o relatório anual do Centro de Relações Laborais, que será apresentado na próxima terça-feira no Ministério do Trabalho.

Os dados são revelados, esta sexta-feira, pelo Jornal Económico e mostram que o número de trabalhadores abrangidos por novas convenções laborais coletivas aumentou 52% em 2016, face a 2015.

As novas convenções resultaram num aumento salarial médio nominal de 1,5% o que, tendo em conta a inflação, representa uma variação real de 0,6%. Esta é a primeira vez que era variação é positiva desde 2013.

Ao todo, cerca de 2,2 milhões de trabalhadores estavam, no ano passado, abrangido por estes instrumentos de regulamentação coletiva, mais 2,7% face a 2015.

Ainda segundo os mesmos dados, foram assinadas 146 novas convenções ou revisões em 2016, mais do que as 138 do ano anterior.

O Centro das Relações Laborais constata, ainda, que a maioria das convenções laborais estabelece um período de férias diferente do previsto na lei, sendo os 25 dias úteis de férias o período mais comum.

O relatório analisa, ainda, pela primeira vez, os benefícios sociais e regimes providenciais complementares. Há 37 convenções onde o tema é previsto, sendo o apoio mais frequente a atribuição de um complemento em caso de doença, no valor da diferença entre o salário e o apoio social dado pelo Estado.