Home / Empresas / “Se queres ser bem-sucedido nos negócios, precisas de saber gerir e liderar pessoas” – Brad Sugars
brad sugars pme magazine
Brad Sugars está de regresso a Lisboa (Foto: Divulgação)

“Se queres ser bem-sucedido nos negócios, precisas de saber gerir e liderar pessoas” – Brad Sugars

Em entrevista à PME Magazine, Brad Sugars, fundador e presidente da ActionCOACH, a empresa número um do mundo em coaching de negócios, fala sobre o ecossistema empresarial português e a liberdade financeira na reforma. Brad Sugars regressa a Lisboa para o Business Excellence Forum & Awards (4 e 5 de novembro) para três apresentações sob os temas “Como tirar o máximo partido do seu negócio”, “Como garantir o caminho para a liberdade financeira” e “Como ter um negócio que funciona sem si”.

PME Magazine: É terceira vez que visita Portugal em dois anos. Como é que vê o ecossistema empresarial português atualmente? Melhor do que o ano passado?

Brad Sugars: Eu adoro Portugal, é sempre um prazer voltar. No que diz respeito ao mercado empresarial comparado com o ano passado, a nossa equipa na ActionCOACH cresceu, os nossos clientes cresceram em dimensão, receitas e rentabilidade, existem sinais reais de uma recuperação económica no segmento das PME. O mercado do turismo está a crescer exponencialmente, a Portugal teve um excelente desempenho quer no Campeonato da Europa, quer nos Jogos Olímpicos e viu recentemente um antigo Primeiro-Ministro a ser eleito Secretário Geral das Nações Unidas.

PME Mag.: Tem seguido de perto alguma empresa das empresas portuguesas?

B. S.: Infelizmente não, sigo sim a atividade dos Business Coaches Portugueses, e tive conhecimento de uma empresa portuguesa que já foi considerada um caso de sucesso na economia global. Excelente trabalho!

PME Mag.: Uma das suas apresentações nos BEFA será sobre como ter Liberdade financeira. Qual é o segredo?

B. S.: Fazem-me muitas vezes essa pergunta. Na verdade, penso que a reforma tem tudo a ver com liberdade financeira. Enquanto que muitas pessoas pensam que a reforma é uma consequência da idade, eu vejo a reforma como uma forma de garantir rendimentos de diferentes investimentos, seja através do Mercado imobiliário, empresas ou ações na bolsa de valores. Na minha opinião, essa liberdade financeira pode ser alcançada num curto período de tempo, desde que respeitemos o ciclo económico de cerca de 10-15 anos.  Tenho 44 anos e considero que eu e a minha família somos financeiramente independentes. Tenho várias participações em diversas empresas porque gosto de comprar, melhorar e vender.

PME Mag.: Qual a pergunta que os líderes mais fazem e como é que responde?

B. S.: Ainda bem que me faz essa pergunta. Durante anos, uma das minhas empresas favoritas, a ActionCOACH, ficou classificada diversas vezes no ranking 50 no mercado do franchising. E muitas vezes fazem-me essa questão, que vai ser o tema do meu próximo livro. No final deste ano, início de 2017, vai ser lançado o meu novo livro que é baseado nos princípios que eu tenho ensinado nos últimos 2 anos, na minha série de seminário “Billionaire in training”. Tem tudo a ver com a construção de riqueza.

PME Mag.: A internet é a resposta para o sucesso das empresas?

B. S.: Tendo em conta que hoje em dia vivemos numa época em que a economia é global, utilizar a internet é um fator crítico do sucesso. A internet e a economia global têm-nos dado casos de sucesso como a Booking.com; AirBNB, Uber, Facebook entre outros.

PME Mag.: Qual é o segredo para uma negócio organizado e auto sustentável?

B. S.: Não lhe vamos chamar segredo, mas sim vários fatores críticos do sucesso. Diversos autores já escreveram livros sobre o tema, incluindo eu próprio na minha série “Instant” que escrevi há já alguns anos. Se queres ser bem-sucedido nos negócios, precisas de saber gerir e liderar pessoas. Por outro lado, precisas de construir sistemas e processos para as pessoas usarem, de forma a prestarem um bom serviço aos seus clientes. O ponto de partida são obviamente os princípios base da gestão, como por exemplo o que não é medido, não pode ser melhorado, e também começar com o fim em mente, que será como reverter a lógica do ponto de partida. Estes são apenas alguns exemplos.