Home / Empresas / Semana de trabalho de quatro dias estudada apenas no setor privado
Semana de 4 dias de trabalho
Agenda do Trabalho digno aprovada esta quinta-feira (Foto: Unsplash)

Semana de trabalho de quatro dias estudada apenas no setor privado

Por: Diana Mendonça

O Governo aprova esta quinta-feira a Agenda do Trabalho Digno. O pacote de alterações à lei laboral prevê o estudo da semana de quatro dias assim como da combinação do modelo de trabalho presencial e o teletrabalho, através de um projeto piloto.

Ana Mendes Godinho, ministra do trabalho, espera que as novas medidas laborais sejam implementadas já em janeiro do próximo ano. Após fechamento da Agenda do Trabalho Digno, as medidas seguem para aprovação no parlamento.

Quanto à semana de trabalho de quatro dias, prosseguem-se os estudos, mas apenas no setor privado. As experiências piloto realizar-se-ão através de uma adesão voluntária das empresas, acautelando os interesses e as necessidades dos trabalhadores.

A aplicação deste estudo, proposto pelo Livre nas alterações ao Orçamento do Estado, tem como objetivo “dar um sinal muito forte aos jovens que estamos a procurar ir ao encontro das expectativas e colocar agenda como foco principal num crescimento que só pode ser se for inclusivo”, explica Ana Mendes Godinho.