Home / MERCADO / Economia / Setor do Alojamento e Restauração é o que recebe mais incentivos
Setor do Alojamento e Restauração incentivos Programa Apoiar dinheiro notas
Setor do Alojamento e Restauração recebem mais de metade dos incentivos do Programa Apoiar (Foto: Pixabay)

Setor do Alojamento e Restauração é o que recebe mais incentivos

O setor do Alojamento e Restauração concentra mais de 40% das empresas que recebem fundos do Programa Apoiar. De acordo com as empresas elegíveis para o programa, estima-se que mais de um terço tenham sido apoiadas com cerca de 500 milhões de euros, o equivalente a mais de metade do valor total.

Segundo o estudo realizado pela Informa D&B, que analisou os incentivos recebidos pelas empresas no âmbito do Programa Apoiar entre dezembro de 2020 e 31 de março de 2021, mais de 56 mil entidades receberam apoios na ordem dos 923 milhões de euros, “sob forma de subsídio a fundo perdido”.

De acordo com o comunicado, cerca de “83% das empresas apoiadas são microempresas e pertencem a setores cuja operação depende mais da circulação de pessoas: além do alojamento e restauração”, sendo que os setores em que mais se verificaram estes apoios foram os do Retalho, Transportes e diversas atividades ligadas ao turismo.

Relativamente ao setor do Alojamento e Restauração, concluiu-se que foram apoiadas 44% das empresas de restauração, o que equivale a cerca de 12 mil organizações. Verifica-se que este subsetor “representa mais de metade das empresas apoiadas de todo o setor”.

Para além disso, o estudo dá conta que “26% de empresas do subsetor dos cafés e pastelarias receberam incentivos do Programa Apoiar”. Dentro deste subsetor, estima-se que quase 6 mil entidades tenham recebido apoios.

A Informa D&B verificou que fora do setor do Alojamento e Restauração, existem “sete subsetores que concentram mais de 20 mil empresas apoiadas no âmbito deste programa”, representando assim mais de um terço do total das organizações. Conclui-se que 37% dessas empresas estão ligadas ao subsetor dos Serviços turísticos, com cerca de 2.788 organizações, e cerca de 30% representam o subsetor dos transportes terrestres, o equivalente a 4.135 entidades.

Destaca-se, com uma menor taxa de apoios, o subsetor da Saúde, Desporto e Bem-estar, verificando cerca de 4.102 entidades apoiadas.

Relativamente à região que registou uma maior taxa de organizações apoiadas, surge o Algarve que contou com, aproximadamente, 25,4% das empresas a receberem incentivos.