Home / Empresas / Técnicos de manutenção concentram-se junto à TAP em solidariedade pelos técnicos em processo de despedimento
Técnicos de manutenção
Dia Mundial dos técnicos de aeronaves reúne trabalhadores no aeroporto de Lisboa (Foto: divulgação)

Técnicos de manutenção concentram-se junto à TAP em solidariedade pelos técnicos em processo de despedimento

Por: Diana Mendonça

O Sindicado Independente dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) reuniu, na passada terça-feira, 24 de maio, 300 técnicos de manutenção junto à entrada das instalações da TAP no Aeroporto de Lisboa para prestar solidariedade aos trabalhadores que se encontram em fase de despedimento pela companhia área e para assinalar o Dia Mundial dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves.

Atualmente, em Portugal mais de 1200 pessoas exercem a profissão. Aos olhos de Paulo Manso, presidente da direção do SITEMA, esta atividade é de extrema importância para a segurança da aviação: “é-lhes constantemente exigido terem um raciocínio e discernimento que, perante uma anomalia num avião, consiga tomar as melhores decisões, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista de segurança”.

No seu discurso, Paulo Manso relembra o processo de despedimento a seis técnicos de manutenção da companhia área portuguesa: “Estamos solidários com os nossos colegas em processo de despedimento na TAP. Infelizmente cada vez há menos técnicos disponíveis e, apesar dos cortes a que fomos submetidos durante a pandemia, o trabalho mantém-se igual. É, por isso, incompreensível que estejam a dispensar técnicos qualificados”, refere em comunicado de imprensa.