Home / Empresas / Tecnologia FallSensing rastreia risco de queda e propõe soluções
FallSensing

Tecnologia FallSensing rastreia risco de queda e propõe soluções

A Fraunhofer Portugal AICOS está a desenvolver o FallSensing, uma tecnologia que pretende prevenir quedas na população adulta, em parceria com a empresa Sensing Future Technologies e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC Coimbra Health School). Os primeiros resultados da investigação serão apresentados no 1 st Meeting FallSensing 2017, que decorre no dia 10 de fevereiro (sexta-feira), na ESTeSC Coimbra Health School, a partir das 09:30.

As quedas são um dos problemas mais comuns na população idosa e são a causa de metade das hospitalizações nesta faixa etária. Apesar de estarem associadas a múltiplos fatores, a prática monitorizada de exercício físico que melhore a força e o equilíbrio pode reduzir significativamente o risco de queda. Para isso, as boas práticas de um envelhecimento ativo e saudável e a implementação de programas de prevenção são fundamentais.

O projeto FallSensing é uma solução tecnológica que permite avaliar os fatores de risco de queda e implementar planos de exercício preventivo, dando biofeedback durante a sua execução. Os dados são armazenados numa plataforma de registo clínico, para que os profissionais de saúde possam acompanhar o indivíduo e personalizar o programa de treino.

Os programas também podem ser recomendados de forma automática, adaptando-os continuamente à evolução do utilizador. O produto final deste projeto será simples, adaptável, transportável e com custos de utilização reduzidos, para que todos os utilizadores considerados em risco de queda tenham a possibilidade de minimizar este risco e prevenir as quedas. Esta solução tecnológica está a ser testada e validada por fisioterapeutas da ESTeSC em clínicas, casas de repouso, municípios e unidades de saúde locais.

O 1 st Meeting FallSensing 2017 conta com a presença de duas oradoras internacionais. A fisioterapeuta Alakanandra Banerjee é vice presidente da All India Senior Citizens’ Confederation (AISCCON), fundadora e presidente da Dharma Foundation of India. Ruth Losada de Menezes apresenta um percurso profissional marcado pela inovação científica na área da saúde, nomeadamente na fisioterapia em gerontologia e geriatria.

O projeto FallSensing é co-financiado pelo programa Portugal 2020 e pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da União Europeia.