Home / MERCADO / Economia / Circulação nas autoestradas da Brisa foi a que mais cresceu, diz Moody’s
Rede Expressos
Rota inicia a partir de 12 de maio (Foto: Arquivo)

Circulação nas autoestradas da Brisa foi a que mais cresceu, diz Moody’s

A Brisa regista um crescimento de 7,3% na circulação nas suas autoestradas, no primeiro semestre de 2016 face ao mesmo período do ano passado.

Segundo o relatório da agência Moody’s, entre as sete empresas europeias analisadas, a Brisa Concessão Rodoviária foi a que mais viu o trânsito crescer, tendo em conta que a circulação de ligeiros aumentou 7,2% e a de pesados de 9,2%.

A agência destaca também o crescimento da espanhola Abertis Infraestruturas, de 5,1%, embora com um aumento inferior na circulação de pesados, com 3,8%, e superior na de ligeiros, com 5,4%.

A Peninsula Ibérica registou um maior crescimento do que a França, onde as concessionárias Societé des Autoroutes Paris-Rhin-Rhone, Autoroutes du Sud de La France, Cofiroute e SANEF tiveram subidas entre 1,2% e 4,1% e do que Itália onde a concessionária Autostrade per l’Italia (ASPI) cresceu 3,8%.

Trânsito de lazer como principal motor para a recuperação forte

“A recuperação no trânsito de passageiros foi principalmente forte nos países da periferia da Europa Ocidental, que sofreram com a crise económica, quando as medidas de austeridade adicionaram dificuldades aos orçamentos das famílias”, lembram os analistas da agência de ‘rating’ norte-americana.

Os analistas apontam o trânsito de lazer como principal motor para a recuperação forte no trânsito de passageiros, principalmente na época das férias.

Por outro lado, escrevem, o aumento da circulação de pesados reflete a melhoria económica em Portugal e Espanha. No entanto, apesar do crescimento, “o volume de circulação dos pesados permanece abaixo dos níveis de 2007 no setor como um todo.