Home / Empresas / Três PME portuguesas recebem financiamento europeu
fundo perdido dívida pme portuguesas crédito especializado

Três PME portuguesas recebem financiamento europeu

PME portuguesas podem receber até cinco milhões de euros no total através do Programa Horizonte 2020.

 

Três pequenas e médias empresas portuguesas vão ser apoiadas pelo Instrumento PME do programa comunitário Horizonte 2020, revelou a representação da Comissão Europeia em Portugal.

“Este Instrumento PME do Programa Horizonte 2020, gerido pelo Comissário português Carlos Moedas, pode, nesta fase, investir até 2,5 milhões de euros em cada uma destas empresas para a integração no mercado do projeto que desenvolveram, ou até 5 milhões de euros se os projetos se enquadrarem no âmbito da saúde”, refere o comunicado.

Entre os projetos apoiados encontra-se o JAM, da região de Coimbra, que faz a “integração de interfaces de análise a veículos comerciais para a redução dos custos associados à manutenção de frotas de veículos”.

O NANO, projeto da Maia que visa a “redução dos riscos de acidentes na monitorização industrial, através da aplicação de nanotecnologia para o fabrico de um material inovador na monitorização em segurança e a baixo custo, com uma exatidão que suplanta os sistemas existentes”, é o segundo projeto apoiado.

O terceiro é o projeto YouBeep, do Porto, uma aplicação que permite aos utilizadores adquirir produtos em loja, pagar e sair em menos de um minuto.

“Estes apoios europeus são fundamentais para ajudar estas PME e start ups inovadoras a alcançar mais rapidamente uma maior competitividade. Estou certo que estes resultados constituem um desafio para outras PME portuguesas arriscarem e concorrerem a este instrumento que oferece grandes oportunidades que devem ser agarradas”, refere em comunicado o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.