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"A perspetiva que tenho é que há otimismo porque estamos a ver os clientes a voltar" - Vítor Costa, diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa (Foto: Pexels)

Turismo de Portugal aposta nos mestres da arquitetura nacional

O Programa Turismo & Arquitetura foi apresentado esta quarta-feira pela Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, em parceria com o Turismo de Portugal, com o objetivo de criar itinerários pelas obras dos mestres de arquitetura em Portugal, promover a arquitetura portuguesa em eventos nacionais e internacionais e divulgar um atlas digital e interativo da arquitetura nacional.

A apresentação deste novo produto turístico contou com as presenças da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro e da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Além dos itinerários pelas obras dos grandes mestres, vai ser também criado um itinerário por regiões, com conjuntos de visitas que abrangem edifícios icónicos, reabilitações, edifícios premiados, obras de arte em espaço público e referências a obras contemporâneas de arquitetos reconhecidos e em ascensão.

No atlas da arquitetura em Portugal, digital e interativo, vão estar 50 edifícios de referência, com a possibilidade de pesquisa por autores, categorias ou itinerários, quer através do Visit Portugal, quer no website da Casa da Arquitetura.

O programa completa-se com a promoção de uma série de eventos nacionais e internacionais de promoção da arquitetura. A nível nacional, o objetivo passa pela participação em eventos como a Bienal Veneza, Bienal de São Paulo, Bienal de Chicago, Congresso UIA e Festival Internacional de Arquitetura, entre outros, de modo a dar a conhecer o estado da arte da arquitetura portuguesa.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, salientou que “a arquitetura e os territórios, através dos seus espaços públicos e privados, refletem os desejos e necessidades dos tempos. As arquiteturas artísticas e monumentais, integradas na envolvente, determinam a apetência turística de um lugar e impulsionam a valorização da oferta de fruição pelos territórios”.

“Importa sublinhar, também que a arquitetura, o património, a cultura, e outros produtos turísticos correlacionados como a arte contemporânea e a literatura, têm uma importância suplementar porque estão em todo o território nacional e podem ser visitados e procurados ao longo de todo o ano, o que ajuda a combater a sazonalidade. Ajudam, ainda, a alcançar novos mercados e segmentos de maior valor acrescentado em cada mercado, o que é estratégico para o nosso turismo”, sublinhou, por seu turno, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

Este programa, desenvolvido no âmbito do protocolo assinado entre a Associação Casa da Arquitetura e diversas áreas governativas, envolvendo o Turismo de Portugal, contribui para a promoção de uma oferta de produtos diferenciadores, que permite novos motivos de visita, que agrega mais valor à viagem, aos destinos regionais e às empresas.