Home / Empresas / Confederação do Turismo pede multa a Portugal de “0% do PIB”
economia
Endividamento da economia aumentou para 771,3 mil milhões de euros (Foto: Arquivo)

Confederação do Turismo pede multa a Portugal de “0% do PIB”

Líder da Confederação do Turismo Português (CTP) afirma que qualquer multa aplicada a Portugal deve ser “0% do PIB”.

 

O presidente da CTP afirmou, esta terça-feira, que qualquer multa que seja aplicada a Portugal devido ao défice excessivo deve ser de “0% do PIB”.

Em declarações enviadas às redações, o Presidente apelou ao “bom senso e equilíbrio” na definição das sanções por parte da Comissão Europeia.

“Acredito que haverá bom senso e equilíbrio na definição da natureza e montante da sanção e que, a aplicar-se qualquer multa, ela venha a representar 0% do PIB [Produto Interno Bruto]”, salientou Francisco Calheiros.

O responsável reconhece que o povo português tem feito um esforço muito grande, reconhecido internacionalmente, para que se possa cumprir todos os compromissos assumidos.

Defedeu ainda a “implementação de medidas que foram sugeridas e acordadas”, de forma que “o não cumprimento do limite do défice orçamental, por décimas, deve ser repartido por todos os atores envolvidos”.

Ecofin deu luz verde às sanções

Os ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) reuniram-se esta terça-feira em Bruxelas e confirmaram o processo de sanções a Portugal e Espanha devido à falta de “medidas eficazes” na correção dos défices excessivos, segundo as recomendações da Comissão Europeia.

Bruxelas considerou, na semana passada, que os dois países falharam nos esforços orçamentais, não cumprindo as metas para a saída dos respetivos Procedimentos por Défice Excessivo (PDE), que no caso de Portugal remonta a 2015.

Sendo assim, a Comissão Europeia tem 20 dias fazer um parecer com uma proposta de multa de pode ir até 0,2% do PIB. Já Portugal e Espanha têm um prazo de 10 dias para apresentarem os seus argumentos para a redução da possível multa.