Home / Empresas / Women Entrepreneurship Award distingue duas empreendedoras
Women Entrepreneurship Award
Empreendedoras foram distinguidas com um prémio no valor de três mil euros (Foto: Pexels)

Women Entrepreneurship Award distingue duas empreendedoras

O Women Entrepreneurship Award (WEA 2021) distinguiu, este ano, Joana Paiva, cofundadora e CTO da iLof, e Sónia Ferreira, fundadora e CEO da BestHealth4U, na terceira edição do concurso anual do CTIE – Center for Technological Innovation & Entrepreneurship, da Católica-Lisbon School of Business & Economics, que pretende premiar e estimular o empreendedorismo feminino, com fim à promoção de uma maior igualdade de género no ecossistema de empreendedorismo.

Em 2017, Sónia Ferreira fundou a BestHealth4U, uma healthtech de investigação e desenvolvimento de soluções para dispositivos médicos que se fixam à pele. Foi criada em 2017 e desenvolve produtos nas áreas da ciência e saúde, para melhorias na vida dos utilizadores, redução de custos e gestão dos recursos ambientais.

“Vencer o WEA vai potenciar o trabalho que tenho estado a desenvolver na BestHealth4U, a inovação que produzimos e o impacto que queremos ter no mundo. Mais importante que isso, acredito que este prémio pode inspirar e motivar outras mulheres a crescer no mundo dos negócios, fomentando uma mudança cultural baseada na igualdade efetiva de género e reconhecimento do valor que as mulheres agregam à economia”, explicou.

Já Joana Paiva cofundou a iLoF e é a CTO da empresa que consiste numa biblioteca digital de biomarcadores de doenças e perfis biológicos, para fornecer ferramentas de triagem e estratificação. A iLoF está a desenvolver pilotos e estudos clínicos na doença de Alzheimer, oncologia (cancro do estômago e ovário), bem como doenças respiratórias e infeciosas (SARS-CoV-2, pneumonia, gripe).

“Acredito que vou tirar proveito da mentoria associada a este programa para progredir com as minhas capacidades de liderança e desenvolver melhorias importantes que podem ser incluídas no nosso modelo de negócio, proposta de valor e no contacto com potenciais clientes.“ esclareceu.

As empreendedoras, selecionadas de um universo de 58 líderes mulheres, portuguesas e internacionais, com um projeto com atividade em Portugal, foram distinguidas com um prémio no valor de três mil euros, uma bolsa para um programa avançado em Empreendedorismo e Inovação na Católica-Lisbon School of Business & Economics e ainda mentoria por parte de um dos jurados envolvidos no prémio.