Home / MERCADO / Economia / Zurich Innovation Championship quer soluções para os seguros
Zurich Innovation Championship
Concurso foi lançado na Web Summit (Foto: Pexels)

Zurich Innovation Championship quer soluções para os seguros

Começou, esta quarta-feira, a terceira edição da Zurich Innovation Championship (ZIC), que visa criar uma oportunidade para crescer e colaborar com soluções para alguns dos maiores desafios do setor segurador. O concurso foi lançado em Lisboa, no Web Summit, e pretende candidaturas em quatro áreas: simplificação, sustentabilidade, prevenção e mitigação, e wild-card.

A área da simplificação é importante para startups com soluções simples que venham melhorar a cadeia de valor dos seguros, desde a avaliação de riscos à distribuição. A sustentabilidade dirige-se a soluções sustentáveis para clientes, parceiros de negócio, comunidades e colaboradores. A prevenção e mitigação destina-se à procura de soluções que melhorem a experiência do cliente e contribuam para uma melhor perceção dos riscos. E, finalmente, a área wild-card, tem como tema de exploração: “(Re)Imaginar os seguros”.

Segundo António Bico, CEO da Zurich em Portugal: “Procuramos startups com vontade de explorar, antecipar e desenhar o futuro do setor segurador connosco. Procuramos as soluções que mais e melhor contribuam para a eficiência e para o desenvolvimento sustentável. Queremos colaborar com startups para, em conjunto, criarmos um futuro brilhante para colaboradores, parceiros, clientes e, claro, para a sociedade e o planeta”.

As inscrições para o concurso estão abertas até dia 23 de dezembro de 2021. No mês de janeiro, a Zurich irá selecionar até doze startups para uma fase de aceleração de três meses, onde cada uma terá um financiamento de até 100 000 USD e trabalhará com especialistas da Zurich num plano operacional, com vista a aumentar a proposta de negócio conjunta.

Carlos Fonseca, COO da Zurich em Portugal, acrescentou: “O nosso objetivo é colaborar com startups já estabelecidas, quem contem com tecnologias comercialmente viáveis e modelos de negócios inovadores com um foco claro na resolução de problemas globais relacionados com a saúde, mobilidade, viagens, risco cibernético, planos de pensão ou alterações climáticas. Em conjunto com as startups teremos oportunidade para trabalhar local, regional ou globalmente”.

Na primeira edição do ZIC, a vencedora nacional foi a Habit Analytics, que venceu também a fase regional EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Na segunda edição, em 2019/2020, a vencedora do prémio de ouro foi a “ClaimFlo”, com a otimização da gestão de sinistros através de machine learning.