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23% dos portugueses esperam pelos saldos para comprar presentes

Este ano, 23% dos consumidores preferem esperar e aproveitar os preços mais vantajosos praticados nas promoções após o Natal, segundo o estudo do Observador Cetelem que analisou o consumo e as intenções de compra nesta quadra natalícia.

A percentagem é superior à de 2015  que registou 20%, mas fica aquém da registada em 2013 que terminou com 33% e que é considerada mais alta dos últimos seis anos. Para a maioria dos consumidores (70%), esperar pelos saldos posteriores ao Natal não terá sido uma opção e 7% ainda não sabe se vai recorrer às promoções.

Segundo o estudo da Cetelem, as mulheres são o grupo que mais aproveita os saldos, com 28% das consumidoras a referirem que deixam algumas compras de Natal para esta altura. Já os consumidores masculinos seguem menos esta tendência (18%). Pessoas entre os 45 e 55 anos têm vindo a perder o interesse em esperar pela época dos saldos. A partir de 2014, as gerações mais jovens começaram a aproveitar os preços baixos das promoções.

Dos 18 aos 24 e dos 25 aos 34 são as gerações que mais aguardam pela época de saldos para comprar os últimos presentes. A nível regional, o Sul tem o maior número de consumidores que espera pelos saldos pós-Natal com registo de 30%, seguindo-se o Norte com 22% e, por fim, a zona Centro do país com 20%. No que diz respeito aos grandes centros urbanos, é Lisboa que mais adere a esta prática (27%), comparativamente com o Porto (19%).

A análise, realizada em colaboração com a Nielsen, estudou o consumo no país e as intenções de compra para o Natal. Através de inquéritos por telefone, foram estudados 600 indivíduos de Portugal continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.