Home / Empresas / AEP alerta Governo para as consequências da greve portuária
greve
AEP alerta Governo para as consequências da greve portuária (Fonte: Pexels)

AEP alerta Governo para as consequências da greve portuária

Por: Martim Gaspar

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) alerta o Governo para as consequências que a greve nacional das administrações portuárias está a provocar na economia e nas empresas. Numa carta, enviada hoje ao governo, os constituintes da AEP expressaram as suas preocupações para com o bloqueio que a importação e a exportação de mercadorias está a sofrer.

É possível ler-se no comunicado enviado pela associação que os portos nacionais com maior capacidade iniciaram o desvio de carga para Espanha e outros portos internacionais, porém a maioria dos operadores económicos não tem essa possibilidade, encontrando-se paralisados no momento.

De acordo com o comunicado da AEP, as administrações portuárias são empresas públicas que distribuem dividendos ao Estado todos os anos. Contudo, as taxas portuárias não são uma receita comum. Segundo a lei do setor, estas servem para melhorar o serviço portuário.

De momento, “é urgente garantir a suspensão desta greve, impedindo piores consequências de ocorrerem”, pode ler-se. Por essa razão, a AEP apela para que ambas as partes relevantes se reúnam para encontrar soluções face aos problemas remuneratórios que estão a causar a dita greve.