Home / Empresas / Ataques à cibersegurança das organizações
aumentam 50% num ano
Cibersegurança
Ataques direcionados são a principal causa dos ataques à cibersegurança das empresas (Foto: Unsplash)

Ataques à cibersegurança das organizações
aumentam 50% num ano

Por: Diana Mendonça

A investigação da Kaspersky Managed Detection and Response (MDR) revela que os ataques à cibersegurança das organizações a nível mundial aumentou 50%, face ao ano passado. A complexidade das infraestruturas, a falta de competências e a maior sofisticação dos ataques são algumas das razões que explicam este aumento.

A percentagem de ataques críticos vividos pelas organizações aumentou de 9% para 14%. Estes dados significam que, em 2021, sem cada sete ataques uma empresa ficava em condições bastante limitativas.

As equipas de cibersegurança das empresas têm cada vez mais dificuldades em conseguir identificar as suspeitas antes que os ataques aconteçam. A principais causas dos ataques são ataques direcionados (40,7%), malware com impacto crítico (14%), exploração de vulnerabilidades críticas expostas publicamente (13%) e táticas de engenharia social (5,5%).

O maior número de ataques, com origem humana, foram feitos a instituições governamentais, industriais, informáticas e financeiras.

Atualmente, já existem sistemas que permitem às empresas testar a sua capacidade de resiliência aos ciberataques através da simulação de um ataque. Contudo, de acordo com os dados da Kaspersky, apenas 16% das empresas utiliza este sistema.