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Créditos aumentaram 7,6% (Foto: Pexels)

AutoVoucher: reclamações disparam 60%

Por: João Monteiro

O Portal da Queixa identificou uma subida significativa do número de reclamações relacionadas com o AutoVoucher. Entre os dias 1 e 9 de abril, o número de queixas disparou 60% comparativamente com o primeiro trimestre de 2022.

Desde o início do ano, chegaram ao Portal da Queixa mais de 900 reclamações relacionadas com o AutoVoucher. No entanto, o alerta soou este mês, onde se verificou um acentuado crescimento do número de queixas. Entre os dias 1 e 9 de abril, foram registadas 555 reclamações, o que representa um aumento de 60% face aos primeiros meses do ano, e perfazem 62% do total de 2022, sendo que o principal motivo de reclamação dos consumidores está relacionado com o atraso no reembolso. 

 Nos primeiros três meses do ano, os consumidores registaram 346 queixas, o que equivale a 38% do total de reclamações de 2022.

Com o AutoVoucher a terminar no final de abril, anunciado esta segunda-feira pelo Governo, a medida será substituída, no início de maio, por uma descida mais acentuada no ISP (imposto sobre os produtos petrolíferos). 

Uma vez que ainda não temos luz verde de Bruxelas relativamente à descida do IVA, o que vamos fazer é assegurar que os portugueses quando vão à bomba de gasolina, na sua conta final pagarão pelo combustível como se houvesse uma taxa de IVA de 13% e não de 23%”, explicou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, na conferência de imprensa relativa ao Conselho de Ministros que aconteceu na sexta-feira, dia 8 de abril.

O subsídio de 20 euros mensais do AutoVoucher termina no final do mês de abril. Até ao momento, o Estado devolveu 90 milhões de euros a quem fez compras nos postos de abastecimento.